Projeto vai promover formação exclusiva para estrangeiros

O foco da iniciativa são os haitianos e senegaleses que estão desembarcando em Porto Alegre. A primeira aula tem início em 8/06, na sede do Sindpoa - Dr. Barros Cassal, 180 - conj. 801 – Floresta.

Com o objetivo de oportunizar desenvolvimento, capacitação e a inserção de imigrantes no mercado de trabalho da hotelaria e gastronomia da capital gaúcha, o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Porto Alegre (Sindpoa), o Senac, o Sine e o SMte lançaram um projeto exclusivo para mão de obra estrangeira, especialmente para os haitianos e senegaleses que estão desembarcando em Porto Alegre.

O curso de auxiliar de cozinha foi lançando no dia 28/05, na sede do Sindpoa e contou com a presença de representantes de todas as entidades envolvidas, do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e do Chef Mamadou - senegalês de fama internacional, que deu um breve relato do seu case de sucesso. Na ocasião, a primeira turma foi apresentada aos empresários da categoria.

"A proposta do Sindpoa foi para facilitar a inserção dos estrangeiros nas vagas de auxiliar de cozinha dos restaurantes e hotéis. Pois com o curso, eles se capacitarão e aprenderão a se comunicar melhor em português", destaca o presidente do Sindpoa, Henry Chmelnitsky

O curso, que tem início no dia 8 de junho na sede do Sindpoa, contará com um professor bilíngüe e um tradutor em sala de aula. A primeira turma conta com 20 alunos. Todos encaminhados pelo Sine, que é a entidade responsável pelo banco de profissionais. Serão 200 horas/aula.
Depois de formados, os profissionais já terão a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, nas empresas associadas ao Sindpoa, através do projeto Talentos em Ação do Sindicato, que é um banco de currículos da entidade. "No curso, irão estudar e aprender a teoria, e nas empresas irão aprender a prática", complementa Henry.