Serviços

Assessoria Jurídica Trabalhista

Jurídico

Perfil Profissiográfico Previdenciário

Saiba mais.

O PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário é o documento histórico-laboral, obrigatório, individual do trabalhador que presta serviço à empresa, destinado a prestar informações ao INSS relativas à efetiva exposição a agentes nocivos que, entre outras informações, registra dados administrativos, atividades desenvolvidas e registros ambientais e resultados de monitoração biológica, tendo por finalidade o acesso dos resultados dos exames médicos aos administradores públicos e privados.

A empresa deverá preencher o formulário PPP, para seus empregados, trabalhadores avulsos e contribuintes individuais cooperados, que trabalhem expostos a agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física, ainda que não presentes os requisitos para fins de caracterização de atividades exercidas em condições especiais.

A partir da implantação em meio digital, este documento deverá ser preenchido para todos empregados, independente da atividade da empresa, da exposição a agentes nocivos e deverá abranger também informações relativas aos fatores de riscos ergonômicos e mecânicos. 

Assim, a empresa deverá elaborar e manter atualizado o perfil profissiográfico previdenciário, abrangendo as atividades desenvolvidas pelo trabalhador e fornecer a este, quando da rescisão do contrato de trabalho, cópia autêntica desse documento. Será emitido, também, para ser encaminhado à Perícia Médica da Previdência Social, por ocasião de requerimento de benefícios por incapacidade dos tipos: acidentário ou previdenciário e, para fins de requerimento de reconhecimento de períodos laborados em condições especiais. A empresa também deverá fornecer cópia do PPP sempre que solicitada pelo empregado, bem como, quando solicitada por autoridade competente.

Compartilhe

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
INSTITUCIONAL   |   CURSOS   |   CONTRIBUIÇÕES   |   ESPAÇO DO ASSOCIADO   |   COMUNICAÇÃO   |   BLOG   |   FALE CONOSCO