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Senhores Dirigentes,

 

O Programa Gáucho da Qualidade e Produtividade - PGQP já lançou o 15º ciclo do Sistema de Avaliação, e é com grande satisfação que convidamos a organização a participar .

O Sistema de Avaliação  é um instrumento de diagnóstico organizacional que verifica o estágio de desenvolvimento gerencial das organizações, identifica lacunas e possibilita a elaboração do Plano de Ação do Sistema Gerencial (PASG).

O Sistema de Avaliação é composto pelas seguintes etapas:

1. Inscrição
2. 
Capacitação das pessoas da força de trabalho
3. Auto-avaliação
4. Avaliação externa (opcional)
5. Reconhecimento

Critérios de Avaliação do PGQP

LIDERANÇA

INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO

ESTRATÉGIAS E PLANOS

PESSOAS

CLIENTES

PROCESSOS

SOCIEDADE

RESULTADOS


 Qualquer dúvida entre em contato.

Para maiores informações e inscrição acesse o site: http://www.mbc.org.br/mbc/pgqp/hot_sites/sa2008

Atenciosamente,

Qualidade RS - PGQP
Rua Washington Luiz, 820/302
Fone: (51) 3221.2663
Fax: (51) 3221.2461

http://www.portalqualidade.com/pgqp

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O Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (SindPOA), realizou, neste último final de semana ( 10 a 12/7), um segundo levantamento sobre a repercussão da Lei de Tolerância Zero ao Álcool, junto aos mesmos 53 estabelecimentos contatados na primeira pesquisa, feita entre os dias 30 de junho a 1º de julho.

O segundo levantamento mostrou que os restaurantes estão conseguindo retomar os seus clientes ( a perda foi de 21,65% contra 30% no segundo levantamento) e também recuperar um pouco  na venda de bebidas alcoólicas (39,63% para 36,49%). Segundo o presidente do SindPOA, Daniel Antoniolli,  as alternativas oferecidas aos clientes estão dando certo, apesar da má vontade pública com o serviço de vans. “Algumas empresas estão trabalhando com liminares para manter o serviço de vans. Não sabemos até quando o setor poderá arcar com este custo adicional que não é repassado ao cliente”, afirma.

Nas casas e bares noturnos, no entanto, a situação é dramática. As perdas se acentuaram tanto na diminuição de freqüentadores como na venda de bebidas: de 30,26 % a 30,68% na diminuição de clientes e de 34,05% a 41,61% na venda de bebidas alcoólicas.   Segundo  Antoniolli, a situação é muito complicada. “Tem estabelecimento que já diminuiu em mais da metade o seu faturamento. A situação é insustentável”, ressalta.

 Casas e Bares Noturnos ( primeiro levantamento) – 30/6 a 1/7
30,26 % na diminuição do movimento (freqüência de pessoas)
34,05 % na venda de bebidas alcoólicas

Restaurantes (primeiro levantamento) – 30/6 a 1/7
30%  na diminuição do movimento (freqüência de pessoas)
39,63 % na diminuição na venda de bebidas alcoólicas

Casas e Bares Noturnos (segundo levantamento) – 10 a 12/7
30,68 na diminuição do movimento (freqüência de pessoas)              
41,61 % na diminuição na venda de bebidas alcoólicas

Restaurantes ( segundo levantamento) – 10 a 12/7         
21% na diminuição do movimento (freqüência de pessoas)
36,49% na diminuição na venda de bebidas alcoólicas

Abaixo, artigo do Presidente Daniel Antoniolli, informando a posição do Sindicato quanto as dificuldades da categoria devido a Intolerância da Lei

Artigo publicado na Zero Hora de 16/07/2008 - pág. 17

 

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Com o objetivo de transformar o Rio Grande do Sul referência em serviços de classe mundial do turismo foi criado, no ano passado, o Comitê Setorial da Qualidade para o Turismo do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade do RS (PGQP). Entre as ações objetivas deste programa surge a oportunidade da rede hoteleira, da capital e do interior do Estado, ampliar a sua qualificação, através do Curso de Formação Prática de Gestores em Hotelaria e Serviços de Entretenimento, com início no dia 9 de junho, em Porto Alegre.

Segundo o presidente do Comitê e do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre, Daniel Antoniolli, entre os resultados esperados, consta o despertar dos gestores da hotelaria gaúcha para a importância da qualificação continuada de seu negócio.

-  Queremos inserir cada profissional no universo da qualificação para que se sintam motivados a buscar ferramentas para a excelência em produtos e serviços, em gestão, em administração de pessoas , em controle de processos e resultados e na capacidade de captar, atender e a reter clientes - ressalta o dirigente.

O projeto, em sua primeira fase, foi elaborado em parceria com a empresa gaúcha de consultoria M.Stortti, Business Consulting Group – que  desenvolveu metodologia e conteúdos próprios para a formação de gestores para o segmento, nas seguintes áreas específicas ( 100 horas de curso): Captação de Eventos, Análise de Cenários Econômicos, Gestão de Pessoas, Marketing de Serviços, Planejamento Comercial, Gestão de Alimentos e Bebidas, Gestão de Suprimentos, Arquitetura e Lay Out, Controladoria e Planejamento Estratégico. Interessados em participar da iniciativa devem entrar em contato com o SINDPOA, através do fone 3225-3300.

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 O 12º Encontro Dicas Turísticas para Hotelaria e Gastronomia reuniu 20 participantes no último dia 13, entre proprietários e funcionários de restaurantes que integram o Pólo Gastronômico da Capital. O evento ocorreu na sede do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (SindPoa) e faz parte de projeto de qualificação do receptivo turístico desenvolvido pela entidade em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo. Após palestra apresentada por técnicos do Serviço de Atenção ao Turismo (SAT), os participantes realizam o city tour Linha Turismo, ampliando seu conhecimento sobre o serviço operado pela SMTur e os atrativos do roteiro realizado pelo ônibus de dois andares.
         Os encontros são realizados desde 2007, quando ocorreram cinco edições com a participação de 190 pessoas. Em 2008 já ocorreram duas edições. O programa visa a capacitar funcionários da linha de frente de atendimento ao público nas áreas da hotelaria e da gastronomia com informações atualizadas sobre os atrativos, programação cultural permanente, visitas e roteiros turísticos que podem ser feitos na Capital. O objetivo é qualificar as informações que chegam aos turistas que visitam a capital, melhorando a comunicação entre os profissionais que lidam diretamente com o público nesta área.

Fonte: Secretaria Municipal de Turismo


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Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região
Rua Dr. Barros Cassal, 180 conj. 801 | Floresta
Porto Alegre/RS | CEP 90035-030
Fone: +55 (51) 3225-3300