13/06/12

Governo Escuta debate legado da Copa 2014 para o RS

Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini

O legado da Copa do Mundo 2014 foi tema da 4ª edição do projeto Governo Escuta. Realizado nesta terça-feira (12), no gramado do estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, o evento reuniu o governador Tarso Genro, o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, o prefeito José Fortunati, deputados e autoridades municipais. A dois anos do início da Copa, os convidados apresentaram os principais benefícios das obras para o Estado e o País.

O governador destacou que a audiência pública - que contou com transmissão via internet e a participação de internautas pelas redes sociais - serviu para ampliar a participação da sociedade. "Esta iniciativa integra um cinturão de participação cidadã, de aproximação e transparência entre o Estado e o cidadão", afirmou. Tarso garantiu que as principais obras, como a reforma do Beira-Rio, devem estar concluídas conforme o cronograma.

Convidado mais aguardado, o ministro disse que Porto Alegre tem condições de realizar a Copa do Mundo à altura da expectativa do Brasil. "As obras de mobilidade urbana, de aeroporto, de transporte, todas estão em um nível satisfatório". Rebelo explicou que os estádios estão sendo construídos de acordo com o cronograma. "Alguns estão um pouco adiantados, outros têm uma parcela muito pequena de atraso, mas nada que não possa ser compensado para que o calendário seja cumprido.

Ao lembrar do legado do evento, o ministro disse que já foram criados milhares de empregos. Conforme Rebelo, a ideia é promover a Copa do Mundo mais transparente e democrática. "Até 2014, serão mais 300 mil empregos no Brasil. A Copa vai incorporar ao PIB (Produto Interno Bruto) 0,4% de crescimento, entre 2014 e 2019".

Conselhão
Integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), o técnico Dunga afirmou que a organização da Copa serve para reorganização da infraestrutura do País. "É uma oportunidade para nos reiventarmos e nos qualificarmos", destacou. O Conselhão gaúcho terá Câmara Temática sobre a Copa 2014. O colegiado será instalado no dia 3 de julho, às 16h30. O objetivo é tratar do legado do evento para os gaúchos, além da transparência dos recursos públicos investidos em obras ligadas à atividade.

Gabinete Digital
Coordenador do Gabinete Digital do Governo do Estado, Vinicius Wu reconheceu a importância da audiência em um dos palcos do evento. "A nossa ideia foi ouvir a sociedade e recolher a sua contribuição para melhorar e aprimorar esse processo de preparação para a Copa do Mundo.

Texto: Felipe Samuel
Foto: Caco Argemi