19/04/12

Delegacia para o Turista no aeroporto

Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini
O governador Tarso Genro inaugurou, na quarta-feira (18), a primeira obra voltada à realização da Copa do Mundo 2014 na Capital gaúcha. A Delegacia de Polícia para o Turista (DPTUR), instalada no setor de desembarque do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, trabalhará com a apuração crimes contra passageiros, turistas e comunidade aeroportuária, atuando em conjunto com a Infraero, Polícia Federal e as companhias aéreas.  Ao destacar que a DPTUR se integra aos objetivos de coibir a criminalidade no Estado, Tarso Genro afirmou que a estrutura trabalhará especialmente para "impedir a atuação de quadrilhas, tendo como foco as fontes de crime organizado. Nesses grupos é que se gera todo um sistema de criminalidade que se dissemina em toda a sociedade", ressaltou. O coordenador geral do Comitê Gestor da Copa 2014 (CGCopa) e secretário estadual do Esporte e do Lazer, Kalil Sehbe, afirmou que a segurança será uma das áreas com os principais legados da Copa 2014. "A obra é uma amostra dos investimentos que Estado vem realizando para proporcionar o melhor atendimento aos turistas que virão Rio Grande do Sul por ocasião da Copa."
Estrutura
As obras da primeira delegacia especializada em turismo em aeroportos do País começaram em dezembro de 2011. O posto policial que anteriormente operava no local, e que possuía apenas 39 m², deu lugar à nova estrutura que conta agora com espaço físico de 160 m².  A DPTUR, vinculada ao Departamento de Polícia Metropolitana, conta com duas áreas para atendimento individualizado no registro de ocorrências, investigação e contenção, núcleo de inteligência policial, salas de espera, de reuniões e de autoridades. A equipe policial é multidisciplinar, com experiência internacional, e possui em seu efetivo 10 agentes com fluência em diversos idiomas.