15/08/12

José Fortunati no Sindpoa - Parceria com a entidade foi destacada

A reunião de diretoria da entidade, promovida nesta quarta-feira, 15/8, recebeu a visita do candidato e prefeito municipal, José Fortunati. Na oportunidade, ele recebeu das mãos do presidente José De Jesus Santos o caderno de propostas elaborado pela entidade com reivindicações do setor.  O primeiro a receber o trabalho foi Adão Villaverde e a próxima será Manuela D’Avila, em encontro que está sendo agendado.
Na reunião, que contou com a expressiva participação de diretores e empresários do setor, Fortunati destacou a intensa parceria entre o município e o Sindpoa, iniciada no governo anterior de José Fogaça. “ Foi quando o governo criou a Secretaria Municipal de Turismo, ressaltando a importância do setor”, destacou.
Assegurou que logo após as eleições irá criar um escritório de licenciamento de projetos que deverá acabar com a romaria para se conseguir alvarás de funcionamento na capital. “Com critérios e sem burocracia”, adiantou. A proposta atende uma das reivindicações apresentadas no caderno de propostas.
A qualificação da mão de obra é outro problema que aflige o setor e reconhecido pelo candidato e que também está no caderno. Fortunati chegou a lembrar que dos três mil trabalhadores que atuam na construção da arena do Grêmio, 60% são de fora do Estado, assim como nas obras do PISA, onde 40% também são de fora. A solução, segundo o candidato, é focar ainda mais a atuação da Secretaria Municipal de Trabalho, neste problema.
Assegurou, também, apoio a construção do centro de eventos para a capital e apontou o projeto junto a Arena do Grêmio, através de parceria público-privada, como o mais factível. Falou da construção coletiva da solução do problema da cidade baixa, “ onde a participação do Sindpoa foi substancial” e confirmou os estudos para a extensão dos horários para outros bairros da cidade.
Com R$ 30 milhões anuais em arrecadação de impostos apenas no setor de hotelaria, os empresários reivindicaram mais verbas exclusivas para o setor, principalmente na promoção de Porto Alegre. Para Fortunati, a resposta deverá vir através da criação da Agencia de Promoções de Porto Alegre, em gestação no município desde o ano passado, com a parceria do Sindpoa, que poderá centralizar esse tipo de recurso. “ Será uma central de inteligência para a promoção da cidade”, disse.
Sobre o Cais Mauá, confirmou o início das obras para o mês de novembro deste ano, assim, como o andamento das obras do metrô, a partir da confirmação da modelagem econômica para viabilizar o investimento.
O prefeito esteve no Sindpoa acompanhado de Luiz Fernando Moraes e Mônica Leal, candidatos a Câmara Municipal no pleito deste ano.