22/04/12

Plano de Desenvolvimento Turístico

Fotógrafo: Solange Brum
O Fórum Estadual do Turismo validou por unanimidade, o Plano de Desenvolvimento Turístico do Rio Grande do Sul, que integra o Plano Diretor do Turismo elaborado pela Secretaria do Turismo (Setur). Entre outras ações, o plano apresenta os cinco desafios apontados pela Setur para o desenvolvimento do setor até 2015: implantar o sistema de gestão do turismo no RS, preparar o Estado para captar e realizar eventos; aumentar a competitividade das regiões turísticas, posicionar o produto turístico gaúcho no mercado nacional e internacional e fomentar o empreendedorismo, a inovação e a qualificação na iniciativa privada.  De acordo com a titular da Setur, Abgail Pereira, o Plano é o resultado do trabalho realizado em 2011. "Depois da nossa Conferência Estadual do Turismo, no final do ano passado, passamos por um período de planejamento a partir do que foi validado naquela ocasião. Em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) conseguimos reunir as proposições levantadas e traduzimos no que hoje definimos como o Plano Diretor do Turismo em que o Plano de Desenvolvimento Turístico está inserido, assim como o Plano de Marketing, que será apresentado até o final deste semestre", afirmou.