17/05/12

Primeiro curso sobre acessibilidade

Segundo o último censo demográfico do IBGE, 14,5% da população de Porto Alegre possuiu algum tipo de deficiência (mental, visual, auditiva ou motora). São mais de duzentas mil pessoas que, na maioria das vezes, preferem ficam em casa, na segurança de seus lares, onde não precisam enfrentar um ambiente adverso e despreparado para recebê-lo. Com o objetivo de mudar essa realidade, o Sindpoa em parceria com a Faders, Prefeitura Municipal de Porto alegre, através da Secretaria de Acessibilidade, realizam o primeiro curso de treinamento para bem atender a pessoas com deficiência, em nossa cidade. Neste primeiro encontrom, do setor da hotelaria, gastronomia e turismo, participaram 34 pessoas, na sede do Sindpoa, sendo que a abertura do evento foi realizada com a presença de representantes das entidades parceiras. “Queremos um atendimento qualificado para a melhorar a cidade e reforçar a nossa característica hospitaleira”, explicou a secretária da SMACIS, Aracy Ledo. “É uma iniciativa que também prepara a cidade para receber os turistas e visitantes para a Copa de 2014”, ressaltou o presidente do Sindpoa, José De Jesus Santos. Também participou deste encontro a  diretora técnica  da Faders, Clarissa Alliati Beleza. Para as  empresas participantes do curso, será  fornecido gratuitamente, a confecção do cardápio em braile. Para disseminação da conscientização desta campanha, estão sendo distribuídos cartazes nas linhas de ônibus da capital. Os próximos cursos serão no dia 16/8 e 18/10, na sede do Sindicato.