19/07/12

Sucesso no Dicas Turísticas

Para qualificar o atendimento aos turistas que chegam a Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com o Sindicato de Hotelaria e Gastronomia (SindPoa), promoveu  na quinta-feira, 19/7, mais uma edição do Encontro Técnico Dicas Turísticas da Capital. De acordo com o turismólogo Roque da Silva Lemanski, cerca de 30 funcionários de bares, hotéis e restaurantes assistiram palestras com informações sobre a cidade e, desta forma, se atualizaram e aprimoraram a informação que é prestada aos turistas. "São eles que recebem primeiro os visitantes. Por isso precisam saber divulgar o que Porto Alegre tem a oferecer como alternativa de lazer e entretenimento", explicou. A diretora-superintendente do Sindpoa, Maria Isabel Nehme, explica que o encontro ocorre mensalmente desde 2007. Desde então, pelo menos, 1.343 pessoas já foram qualificadas. Segundo ela, a apresentação, destinada a garçons, mensageiros, manobristas, recepcionistas, camareiras, auxiliares de limpeza e de eventos, além de proprietários de estabelecimentos, destaca um novo olhar sobre o turismo na cidade. A meta é estimular a percepção dos profissionais da área de atendimento ao público sobre as opções que Porto Alegre possui em relação a atrativos, serviços e roteiros turísticos.  Após a palestra, os participantes puderam fazer um city tour na Linha Turismo tendo como roteiro Centro Histórico. O garçom Marcelo Teixeira da Silva, de 36 anos, saiu satisfeito do encontro. Para ele, apesar de indicar vários locais turísticos e passeios pela cidade, a rotina não permite vivenciar as belezas da Capital. No entanto, ao participar do encontro, essa realidade foi alterada. "É como no meu trabalho, eu indico para os clientes comerem um carpaccio, sem que eu nunca tenha provado. O mesmo ocorria com alguns pontos da cidade os quais jamais tinha visitado", exemplificou. Trabalhadores da área hoteleira e da gastronomia podem participar gratuitamente do próximo encontro.