29/04/12

Vereadores conheceram propostas do Sindpoa - Defesa das obras do Salgado Filho entre as prioridades

Vereadores de Porto Alegre estiveram no Sindicato da Hotelaria e Gastronomia (Sindpoa), no final da manhã de hoje (26/4), em tradicional reunião-almoço anual dessa entidade, quando foram apresentadas 10 propostas, para cinco temas que visam promover o crescimento de Porto Alegre. Este foi o primeiro, de uma série de encontros, a serem realizados pelo Sindpoa, para apresentação de suas propostas para a capital gaúcha.Os vereadores receberam um caderno com informações e ideias que apoiam e incentivam o planejamento estratégico do turismo de Porto Alegre, elaborado em 2007, de modo a confirmar esta área como uma das indutoras ao desenvolvimento da cidade. Conforme o presidente do Sindpoa, José de Jesus Santos, não há novidades nas propostas. “Não queremos inventar a roda, mas sistematizar e alavancar propostas, direcionadas, factíveis, de aplicação imediata e que tragam benefício ao desenvolvimento econômico da cidade ”. As propostas estão focadas em cinco diferentes temas: legislação, tributação, turismo, infraestrutura e mão-de-obra. Entre elas está a construção de um Centro de Convenções com equipamentos de classe mundial, além do apoio e incentivo a ampliação do Aeroporto Salgado Filho, a revitalização do Centro Histórico de Porto Alegre, a efetividade do projeto Cais Mauá e alternativas para a falta de mão-de-obra qualificada que assombra o setor. “ Um novo aeroporto na região metropolitana não pode ser construído em detrimento das obras do atual”, destacou De Jesus, pedindo o apoio dos vereadores na defesa da obra. A criação de um protocolo único para unificar o atendimento e a concessão de alvarás tanto para a gastronomia como a  hotelaria também foram incluídas no caderno do Sindpoa.  “ A questão dos alvarás é prioridade pois também resolverá em definitivo esse debate que constrange a todos sobre o horário de abertura dos estabelecimentos e conflitos como o da cidade baixa”, ressaltou De Jesus. O presidente do Sindpoa ressaltou, ainda, a importância de defender a captação de eventos para a cidade como uma das premissas para o desenvolvimento econômico. “É uma das ideias que animam esse trabalho”, salientou. O vereador Mauro Zacher, presidente da Câmara Municipal, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo Sindpoa. Segundo ele, visa o crescimento da cidade e também melhorias ao atendimento dos seus clientes e a comunidade.
Zacher lembrou de projetos de melhorias e obras em andamento que promoverão as áreas de hotelaria e gastronomia  "assim como a população, como um todo", e reforçou o papel dos vereadores no incentivo e na fiscalização do cumprimento de leis.