26/07/19

195 anos do terreno fértil das transformações

São Leopoldo, município que se tornou, em pouquíssimo tempo, o embrião industrial do Vale do Rio dos Sinos, segue crescendo. Cresce a cidade porque crescem as mentalidades e as visões de futuro daqueles que lá estão. Trata-se do berço da colonização alemã e exemplo para todos os outros imigrantes que mais tarde viriam a compor nosso grande e multiétnico país.

Com um parque industrial globalizado posicionado como um dos mais expressivos no Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul, a cidade tem sido exemplo atual de proatividade, se destacando de inúmeras formas, uma delas na recente e exitosa conquista para a gastronomia. A Convenção Coletiva de Trabalho, firmada entre empresários e trabalhadores do nosso setor, é mais uma prova de que a convergência de ideias para o que realmente interessa é o caminho para qualquer avanço - neste caso ligado ao desenvolvimento econômico de toda a cidade.

São Leopoldo sai na frente de Porto Alegre e torna a negociação uma porta de entrada para o fomento de qualificação profissional, já que será terreno fértil de cursos preparados para aqueles que não pensam em parar de crescer. Será mais uma importante ferramenta para os quase 2 mil profissionais empregados na área, distribuídos pelas 390 empresas do setor, entre restaurantes, bares, cafeterias e lancherias.

Gastronomia é economia e geração de emprego. E a lição de união que São Leopoldo transmite mostra que a gastronomia pode ser muito mais. Viva à cultura latente e o empreendedorismo forte daqueles que escrevem a história do “gigante do Vale”.