18/10/24

3ª Feira de Vagas do Sindha reforça busca por profissionais em Gastronomia e Hotelaria

A 3ª edição da Feira de Vagas, promovida pelo SINDHA (Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região), evidenciou um dos maiores desafios enfrentados atualmente pelos setores de gastronomia e hotelaria: a escassez de mão de obra. Durante o evento, apesar da oferta de mais de 30 vagas por diversas empresas, apenas 23 candidatos compareceram. A diferença entre a demanda por profissionais e a quantidade de interessados evidencia as dificuldades que o mercado tem encontrado, mesmo com aumento na taxa de desemprego pós-enchente (7,1% no segundo trimestre contra 6,1% no primeiro / IBGE).

Empresas como Mega Recheio, Asiana, Petiskeira, Severo Garage, Hotel Umbu, Hotel Vila Ventura e Hotel Double Pontal estiveram presentes na feira, oferecendo oportunidades em funções como auxiliar de cozinha, camareira, garçom, recepcionista e cozinheiro. Embora a quantidade de candidatos tenha ficado aquém das expectativas, os recrutadores destacaram a qualidade dos contatos realizados, o que trouxe satisfação e esperanças de encontrar os talentos necessários para fortalecer suas equipes.

A gastronomia e a hotelaria de Porto Alegre e Região são pilares essenciais para a economia local. A gastronomia movimenta a cidade durante o dia, acolhendo trabalhadores no horário de almoço, e oferece momentos de lazer à noite em bares e restaurantes. Já a hotelaria, aberta 24 horas, mantém equipes prontas para atender e recepcionar visitantes com excelência.

Os setores são fortes empregadores, especialmente para quem busca o primeiro emprego. Mesmo diante das dificuldades atuais, o SINDHA segue como parceiro do mercado, oferecendo via Connect RH suporte para empresas que precisam preencher suas vagas e para profissionais em busca de oportunidades, com a expectativa de que esse cenário evolua positivamente nas próximas edições da feira.

Assessoria de imprensa Sindha