13/04/17

A história do ovo de Páscoa

Ovos de chocolate: amargo, meio amargo, leite, branco, com avelã, pistache e com diversas variações. Conheça a história do ovo de Páscoa.

Hoje, o Ovo de Páscoa permite tanta criatividade, não só na composição do chocolate usado, mas também nas decorações (gravuras, aplicações) ou mesmo em "esculturas" de chocolate.

A forma típica do ovo, na verdade, pode dar muitas composições em que o ovo se torna um cacto, o corpo de uma tartaruga, ou alguma outra forma de chocolate.

Sabemos com certeza que o ovo em muitas culturas representava a vida.  Você sabia que a troca de ovos de galinha como presentes é uma tradição já presente na história entre os antigos persas, egípcios, os gregos e os chineses?

Os ovos desde a antiguidade foram embelezadas com decorações feitas à mão e em muitas culturas foram associados como símbolo da vida. O cristianismo e o catolicismo transformaram o significado do renascimento da natureza, na transição do inverno para a primavera, o renascimento de Cristo na Páscoa.

O ovo na Idade Média experimentou uma nova fase, quando se espalhou, as classes superiores, o uso de criação de ovos artificiais revestidas em materiais preciosos. Na história, no entanto, o mais famoso ovo de Páscoa é, provavelmente, o do ourives Peter Carl Fabergé, que em 1883 na czar da Rússia  realizou um esmaltada branca platinada em um ovo "Matryoshka”, feito em ouro, que por sua vez continha dois presentes: uma reprodução da coroa imperial e um pintinho de ouro.

O ovo de chocolate
Foi na França e na Alemanha, em 800, que o ovo de Páscoa tornou-se um "chocolate", quando a  técnica de produção de cacau atingiu melhoras e  permitiu a criação de uma pasta obtida a partir desnatado em pó de cacau, açúcar e manteiga de cacau que pode ser adaptado para ser derretido para um molde no formato em que hoje conhecemos. Os ovos, no entanto,eram maciços, diferente conhecemos hoje. O primeiro ovo de Páscoa oco, no entanto, foi inventado em 1875 por Cadbury e assim nasceu o ovo de Páscoa moderna.

Fonte: Fipg Magazine