25/08/16

A mudança da mentalidade política do brasileiro e a chegada de novas eleições

O Marquês de Maricá certa vez definiu que “os homens preferem geralmente o engano, que os tranquiliza, à incerteza, que os incomoda”. Se algum dia tais palavras tiveram um fundo de verdade, podemos dizer que as coisas mudaram. A maioria da população nunca colocou a política como uma pauta constante em seus debates, não com a frequência que coloca hoje. Tais mudanças são o reflexo da atual conjectura política, que tem passado por constantes escândalos, enquanto as ruas clamam por mudanças radicais no modelo político em vigência.

Diante deste cenário, existem incertezas misturadas à ansiedade pelo que será o futuro. Temos urgência por melhoras e não sabemos como elas virão. As eleições municipais de Porto Alegre tem nove candidatos à prefeito. Esperamos que com isso tenhamos nove propostas diferentes de governo, que fujam do discurso clássico e desgastado, usado até a exaustão. A política atual requer renovação de ideias e atitudes, e a população estará mais exigente e com mais atenção.

O atual cenário da sociedade é resultado de todos nós. Ainda que as pautas negativas dominem a mídia, enxergo com muito otimismo mudanças que deverão vir a partir de agora. A população está mais atenta do que nunca e a espera um governo que traga justiça, geração de riquezas e oportunidades. A juventude está mais participativa e todos passam a ter noção da sua participação como fator preponderante de mudanças.

O Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região concorda com a sociedade, que diante de tantas denúncias de corrupção, má administração e falta de ação, clama por mudanças e novas atitudes. Junto com entidades parceiras está disposto a participar de formar efetiva no processo político. Tanto que ao longo dos últimos meses tem recebido os candidatos para debater assuntos de interesse da categoria e da população. É imprescindível saber como eles pensam e quais ações de estímulo à economia local estão planejadas, além de projetos para áreas como segurança pública, que nos últimos anos tem sido tão cara a todos nós. Que essa mudança de mentalidade se reflita nas urnas este ano e, posteriormente, nas eleições presidenciais de 2018. Candidatos, estaremos mais atentos.

Por Henry Chmelnitsky
Presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (SINDHA)