22/05/17

Ações são discutidas pelas entidades de turismo da Capital

As entidades ligadas ao turismo de Porto Alegre formaram um comitê para sugerirem à diretora de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Liciane Rossetto, ações que possam ser desenvolvidas em curto, médio e longo prazo visando o incremento da área.

O encontro, sugerido pela diretora Liciane, na sede do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (Sindha), na última quarta-feira, 17/5, contou com a participação de representantes do próprio Sindicato, do diretor de Turismo do RS e de entidades como SHPOA, ACPA, Abrasel, ABIH-RS e Convention Bureau.

“É louvável a união das entidades junto com a diretoria municipal para discutirmos ações para alavancar o Turismo da Capital”, disse o presidente do Sindicato de Hotéis de Porto Alegre (SHPOA), Carlos Henrique Schmidt. “Nosso foco é saber quais ações podemos desenvolver para que a taxa de ocupação de nossos hotéis e restaurantes possam subir”, afirmou a diretora. Liciane ainda relembra que a Secretaria tem como meta aumentar em 10% a ocupação hoteleira dentro do período de 4 anos. Mas, para isso, é preciso tornar Porto Alegre em uma cidade atrativa para o Turismo. “Precisamos fazer com que os porto-alegrenses se interessem pela própria cidade”, complementou. Para o diretor do Convention Bureau, Maurício Cavichion, é preciso uma política agressiva de captação de eventos, a fim de fazer Porto Alegre o centro das capitais do sul do Brasil em promoção de eventos.

Liciane apresentou ainda o desempenho da hotelaria em 2016. A média de ocupação no ano passado, comparado com 2015, teve um decréscimo de 0,45%, em Porto Alegre. Além disso, os dados mostraram que alguns eventos como os shows dos Rolling Stones (84,31%) e Guns N’Roses (93,94%), e a final da Copa do Brasil (78,91%) elevaram a taxa de ocupação atingindo picos.

Todas as sugestões de ações que foram dadas durante a reunião, serão analisadas pela diretoria de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.