08/10/20

Em encontro com a Diretoria, Gustavo Paim fala sobre liberdade econômica e empreendedorismo

O segundo encontro virtual da série “Sindha nas Eleições 2020”, promovida pelo Sindha - Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região, aconteceu nesta quarta-feira (7), com a presença do candidato Gustavo Paim (PP), que utilizou os 45 minutos disponíveis para falar sobre os principais pontos do seu projeto de cidade: desenvolvimento econômico e turismo. O evento, que tem como objetivo ouvir as propostas e reivindicar as principais demandas dos setores da gastronomia e hotelaria através da diretoria da entidade, está disponível no canal do YouTube do Sindha.

“O objetivo do meu projeto de cidade foi realmente propor ideias concretas para Porto Alegre. Foi um trabalho muito sério, feito por muitas mãos, colocando as minhas prioridades muito claramente, que são o desenvolvimento econômico e o turismo", afirmou. Segundo ele, a pandemia foi uma grande "escola" do que um governo deve ou não fazer. “Vivemos e aprendemos muito e por isso queremos uma cidade melhor. Acho que muitos erros foram cometidos e que eu poderia ajudar a mudar. Porto Alegre enfrentou um caos político que gerou este caos social e econômico. E como a gente supera isso? Através do desenvolvimento econômico”, analisou.

Ele defendeu que é preciso diminuir a burocracia e tirar o peso do poder público para o empreendedor. “Quem quer empreender na Capital não quer dormir com dificuldades, quer simplesmente empreender. O poder público tem de estar ao lado dessa pessoa. Precisamos acabar com essa dificuldade para termos um ambiente propício e fomentador de emprego e renda. Acredito em uma Porto Alegre com liberdade econômica, espaço fiscal melhor e que pare de atrapalhar quem quer empreender”, argumentou.

Sobre o turismo, seu outro carro-chefe, Paim reconheceu o potencial de Porto Alegre. “O turismo é a mola propulsora da atividade econômica. Porto Alegre tem uma zona rural muito rica, mas o que a gente aproveita da nossa zona rural para o turismo? Precisamos utilizar melhor os nossos espaços, como a Orla do Guaíba, e olhar as potencialidades, como o Cais Mauá. O cidadão não quer ficar trancado em casa, quer ocupar os espaços públicos com segurança e qualidade”. Paim sugeriu a criação de um calendário turístico com as principais atividades de Porto Alegre para atrair o turista e criar oportunidade para conhecer a cidade. “Tenham em mim alguém que vai lutar para destravar a economia de Porto Alegre e valorizar o turismo, pois com isso ganham os empreendedores, o poder público e o cidadão”, concluiu.

“O nosso setor está pagando um preço elevado dentro desse contexto. Não existem culpados pela pandemia, mas nosso setor emprega muito, recolhe muitos impostos, e levou um baque muito forte. O turismo merece uma atenção especial neste momento em que a cidade precisa se movimentar, afinal, nós geramos emprego e renda”, afirmou o presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky. Ainda, a entidade solicitou ao candidato o envio posterior de um documento com propostas específicas que atenderão direta e indiretamente o setor, de modo a ampliar o conhecimento do empresariado sobre o plano de governo para uma possível nova gestão municipal. A série de debates online “Sindha nas Eleições 2020” segue nesta quinta-feira (8), às 15h, com o candidato Valter Nagelstein (PSD), e na terça-feira (13), às 16h, com José Fortunati.