18/09/15

Após curso de qualificação, haitianos e senegaleses estão aptos para o mercado de trabalho

Guidner Bienescar, formando e orador da turma.

Cerimônia de formatura ocorreu hoje no Centro de #QualificaçãoSindha, às 16h30

O primeiro curso de auxiliar de cozinha desenvolvido para estrangeiros que procuram qualificação para trabalhar em Porto Alegre e região teve sua última aula em 09 de setembro. Essa turma foi formada por haitianos, senegaleses e um Sírio, e hoje, às 16h30, foi entregue o certificado de conclusão, no Centro de #QualificaçãoSindha - rua Doutor Barros Cassal, 180, conjunto 801.

A parceria entre Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha), o Senac RS, o Sine e a SMTE, visou oportunizar desenvolvimento, capacitação e a inserção de imigrantes no mercado de trabalho da hotelaria e gastronomia da capital gaúcha. O curso iniciado no final de junho teve duração de 10 semanas.

12019831 1521625044795159 5964771249424322635 n

DSCF8495

“A proposta do Sindha foi para facilitar a inserção dos estrangeiros nas vagas de auxiliar de cozinha dos restaurantes e hotéis”, destaca o presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky

Durante a cerimônia esteve presentes autoridades, professores, alunos e empresários do setor. O chef senegalês Mamadou Sène foi o Paraninfo convidado.

Agora formados, os profissionais terão a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, nas empresas associadas ao Sindha, através do projeto Talentos em Ação do Sindicato, que é um banco de currículos da entidade. “No curso, estudaram e aprenderam a teoria, e nas empresas irão aprender a prática”, complementa Henry.