27/09/21

Artigo: Dia do Turismo, época de novas esperanças

Henry Starosta Chmelnitsky

Presidente do Sindha - Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região

O tempo nos ensina a evoluir e tirar de certos momentos de desafio as oportunidades para crescer. E assim foi feito. A pandemia nos ensinou a ter mais foco no tempo presente, além de entender quais passos tivemos que da para driblar momentos de crise como a que nossos bares e restaurantes ainda encaram. A falta de tudo silenciou todos os espaços.
Hoje, a situação é outra. Estamos em um ritmo avançado na vacinação, o que mostra a vontade do brasileiro de querer reencontrar os amigos queridos ou até mesmo aquele garçom que virou a sensação do local e é o maior ouvinte de todos. É preciso lembrar que o turismo, fundamental para o setor, foi altamente afetado e agora vem dando sinais claríssimos de recuperação. Trago uma pesquisa da plataforma Booking.com, que mostra o Brasil como um dos países onde a população trouxe o sonho de viajar cada vez mais perto de uma realidade, onde 63% dos entrevistados disseram que a paixão por descobrir lugares novos falou mais alto.
São notícias assim que dão mais vontade de colocar a mão na massa e mostrar para o que viemos. Quando se fala em turismo, não falamos apenas de pontos turísticos, mas também de comidas típicas, saborosas e que prometem ficar na memória de quem visita o lugar.
Os bares e restaurantes gaúchos lutaram ao máximo para estarem de pé e junto ao público. Infelizmente, vimos grandes nomes da nossa gastronomia local fecharem, mas, ao mesmo tempo, vimos muitos nascerem e se reinventarem.
Me sinto confiante em dizer que nossa cidade e a pujante Região Metropolitana tem tudo para ser um grande polo turístico e, mais ainda, gastronômico. Porto Alegre é feita de muitas culturas. Nossos bares e restaurantes já estão prontos para abraçar o público, sempre lembrando do cuidado com o cliente e com quem trabalha junto. Que os passos que estamos dando agora, se transformem num futuro promissor. Estes são os desejos de um Dia Mundial do Turismo.