09/11/21

Artigo: Dia para lembrar da nossa força

Henry Starosta Chmelnitsky
Presidente do Sindha - Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região

Este é um dia especial para todos nós, da gastronomia e da hotelaria. Data para celebrar o trabalho de tantos profissionais que fazem deste setor um dos mais fortes para a economia local e nacional. É uma satisfação enorme comemorar mais um Dia do Hoteleiro e do Restauranteiro em um ano especial: o da nossa retomada.

Não custa dizer aqui, mais uma vez, que o setor foi um dos mais afetados pela pandemia do coronavírus. Mesmo com toda a angústia de fechamentos e demissões, o que traz um sentimento enorme de tristeza, de fato, nossos hotéis, bares e restaurantes souberam como nenhum outro trabalhar da melhor maneira possível, enquanto a segurança, que já fazia parte do nosso cotidiano, se multiplicou. Ou como dizem: deram a volta por cima.

Ao longo do tempo em que a crise sanitária mais assolou o país, estivemos ao lado de nossos parceiros, auxiliando de todas as formas a superar os desafios impostos pelo vírus. E o que mais pude perceber é que não faltou ousadia para vencer esse obstáculo e isso pode ser visto das mais variadas formas. Desde as novas formas de vender os antigos produtos até eventos disruptivos para atrair público. Soubemos nos reinventar e isso é motivo de enorme orgulho para a categoria.

A força que veio - e que vem - do setor é única. Nunca se viu tanta garra e determinação como atualmente e isto precisa ser levado em conta, afinal, estamos falando de um universo que é feito de pessoa para pessoa, bem como de sonhos e objetivos. Objetivos esses que vimos no nosso avanço nos empregos, o que nos enche de esperança.

Por falar em retomada, com ela, podemos incrementar o turismo em nossa região, tão fundamental e que temos a prática na veia, pois acolher e atender bem está no nosso DNA. Atravessamos o nosso pior momento, é verdade, mas conseguimos chegar até aqui com a ânsia e a realização de receber nosso maior parceiro: o cliente, que também esperou para estar junto de nós e, assim, comemorar os melhores momentos. Parabéns a nós, hoteleiros e restauranteiros! Vamos a mais um capítulo da nossa história!