27/09/21

Artigo: Hotelaria e "turistar": Paixões que falam mais alto

Carlos Henrique Coutinho Schmidt

Presidente do SHPOA - Sindicato de Hotéis de Porto Alegre

Me causa satisfação em começar este artigo dizendo que estamos nos recuperando de uma forma positiva e repleta de esperança. Junto a isso, vemos um Brasil se vacinando aceleradamente e com saudades de fazer longas viagens, conhecer vários destinos tão lindos e rodar quilômetros para compromissos empresariais. O turismo brasileiro está ganhando força e vontade de deixar de lado os tempos ruins que outrora nos cercaram e mostraram que, juntos, podemos sempre fazer o melhor. E essa é uma excelente reflexão a se fazer pelo Dia Mundial do Turismo.
Ao longo do período pandêmico, a paixão por viajar nos manteve otimistas. E isso quem diz não sou eu, mas, sim, uma pesquisa da plataforma de reservas Booking.com, que aponta o Brasil como um dos países onde a população mais deseja viajar, inclusive no pós-pandemia. Para 63% dos entrevistados, o desejo de fazer uma viagem se tornou mais vivo do que antes. Isso mostra que o turismo sempre foi uma atividade muito valorizada e, desde o início desta nova fase, com cuidados redobrados.
Um exemplo notório disso é o Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro, dado a hotéis e destinos que seguem os protocolos de segurança exigidos em seus espaços. Por falar nisso, a rede hoteleira porto-alegrense tem muito do que se orgulhar. Não faltaram reconhecimentos a hotéis da Capital Gaúcha quanto à segurança de hóspedes e colaboradores. Um trabalho que exigiu e continua exigindo muito esforço e investimento.
Desde o início da pandemia nossos hotéis enxergaram na crise uma oportunidade de inovação. Quartos se tornaram espaços de home office, vouchers especiais e outras ações foram alguns dos movimentos feitos pelos estabelecimentos. Isso não só mostra que a rede hoteleira se adaptou ao período, mas que também está preparada para tornar a estadia tão segura quanto proveitosa aos hóspedes. Não foi fácil, mas estamos conseguindo.
Encerro este artigo com o mesmo orgulho do início, pois o trabalho árduo mostra que Porto Alegre é uma cidade altamente preparada para receber turistas dos mais variados cantos, sempre com a segurança, hospitalidade e o acolhimento de sempre, uma marca dos gaúchos.