29/10/20

Com foco na dinamização da economia, Manuela d’Ávila conversa com o Sindha

Nesta quarta-feira (28), o Sindha - Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região realizou mais uma edição dos encontros virtuais com os principais candidatos à Prefeitura de Porto Alegre para ouvir propostas e elencar as prioridades dos setores, desta vez recebendo a candidata Manuela d’Ávila (PCdoB). O evento online ocorreu via Zoom com a diretoria da entidade, e ao vivo pelo canal do Sindha no YouTube para o público geral.

“Estamos sendo bem objetivos em nossas pautas: ao longo dos anos, o que acompanhamos foi o turismo sendo tratado de forma amadora, e não sendo entendido como uma alternativa econômica importantíssima para a cidade. Nunca pedimos nada ao município e ao Estado, pelo contrário, somos parceiros para construções e soluções, mas precisamos ter profissionais na pasta. A experiência mostra que faltou profissionalismo, faltou vontade política de quem manda para enxergar a importância do turismo”, afirmou o presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky, na abertura do encontro.

“Porto Alegre é uma cidade de serviços e vocês representam essa estrutura da economia, são parte importante da construção de alternativas e estão entre os principais empregadores da cidade. Temos a noção exata da Porto Alegre que podemos governar, com uma situação fiscal estável, mesmo com a pandemia. Vamos colocar a pauta econômica, a geração de trabalho e renda, no centro da próxima gestão, e isso não é o comum. A Prefeitura precisa entender que a recuperação do seu ciclo econômico depende dos setores que podem dinamizar o pólo de turismo e, para mim, a cultura é um dos elementos centrais”, assegurou Manuela.

Ela ainda tratou a “dinamização da economia” como um dos focos do seu programa de governo: “Queremos atingir 20% das compras da Prefeitura do comércio local, das micro e pequenas empresas, movimentando mais a economia. Vamos focar na dinamização da economia da cidade. Precisamos de mais parceria da Prefeitura com quem empreende e, também por isso, defendemos uma agência de fiscalização, buscando a convergência de ações”, projetou.

A candidata, que tem como vice Miguel Rossetto (PT), também falou na polêmica pauta do IPTU. “Existe um passo a ser dado para quem investe na cidade. Se eleitos, ainda na transição, queremos enviar um Projeto de Lei para não materializar o aumento do IPTU comercial em 2021. Se abrirmos mão desses R$ 34 milhões agora, vocês irão retribuir lá na frente, com o ISS. Não nos interessa ver negócios fechados e não há espaço para o aumento de carga tributária, por isso prevejo o aumento da arrecadação revigorando a economia da cidade. Estamos já ouvindo os setores e tentando buscar soluções para as taxas que não foram pagas devido à pandemia. Se a Prefeitura não abrir as portas para negociar isso, ela não irá arrecadar em momento algum”, analisou.

Manuela falou, ainda, do enfrentamento do Coronavírus, prometendo, se eleita, buscar a gestão da vacina junto aos produtores internacionais, além de ampliar a testagem e criar um comitê de crise para a tomada de decisões. “É o único instrumento que temos para evitar o abre e fecha. Precisamos de estabilidade nas ações, com equipes que mantenham continuidade no trabalho. Só se consegue dar passos tão grandes para frente, e hoje em dia o presente está tão grande que não conseguimos olhar para o futuro, se tivermos uma pactuação, uma unidade na cidade para enfrentá-lo”, finalizou.

O próximo encontro da diretoria do Sindha com candidatos acontecerá hoje, quinta-feira, 29 de outubro, às 19 horas, com o candidato Nelson Marchezan Jr (PSDB). Além de Manuela, a entidade já se reuniu com os candidatos Sebastião Melo (MDB), Gustavo Paim (PP), Valter Nagelstein (PSD) e José Fortunati (PTB).