30/10/20

Com resgate de ações da atual gestão, Nelson Marchezan conversa com o Sindha

Com a proposta de ouvir candidatos à Prefeitura de Porto Alegre e reivindicar as demandas da gastronomia e hotelaria, o Sindha - Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região chegou à sexta edição da série “Sindha nas Eleições 2020”, desta vez com o candidato à reeleição pelo PSDB, Nelson Marchezan Junior. A agenda, que aconteceu na noite de quinta-feira (29), reuniu a diretoria da entidade via Zoom em bate-papo direto e foi transmitida ao vivo pelo canal do Sindha no YouTube.

O presidente Henry Chmelnitsky fez a abertura reiterando a prioridade dos setores: valorização do turismo. “Nestes quatro anos tivemos muitas conversas e momentos difíceis, com as pautas do IPTU, Centro de Convenções e a pandemia, e nós temos convicção de que o turismo é um alavancador da economia, com rápida geração de resultados. Por mais que tivéssemos uma boa pasta de Desenvolvimento, ainda assim não foi uma pasta específica para o turismo, especializada. Não deixe o turismo embaixo de outro setor, dê um olhar diferenciado. Queremos que Porto Alegre consiga se movimentar nessa área para sobrevivermos”, destacou.

“Na Secretaria de Desenvolvimento Econômico a intenção foi colocar o turismo em uma ideia macro. O turismo é tão amplo que tem a ver com desenvolvimento, segurança e outros temas, e procurei não dividir, e sim trabalhar tudo e que tudo se conectasse. Não sou contra a Secretaria específica, mas não sei se é o ideal”, retornou o candidato, prometendo avaliar o pleito caso seja reeleito.

Marchezan falou, sobretudo, dos desafios e conquistas da atual gestão, incluindo o enfrentamento da pandemia. “Temos um foco na saúde. Nos baseamos em salvar vidas e temos um dos melhores resultados no Brasil, com o menor número de óbitos. Acreditamos que não haverá uma segunda onda tão forte, estamos muito mais organizados do que antes”, afirmou, falando também das ações sociais realizadas para barrar o Coronavírus.

“Já na área econômica acreditamos em duas medidas: flexibilização de Alvará para atividades de baixo impacto e redução do tempo de registro de novas empresas. Este ano abrimos 22 mil novas empresas e ano passado foram 6 mil. Apesar da crise, acreditamos que conseguimos plantar bastante nos primeiros anos de gestão. Conseguimos também criar o licenciamento digital, depois de muito trabalho”, lembrou, mencionando ainda outros licenciamentos criados para facilitar a vida do investidor, segundo ele.

O candidato, que tem como vice Gustavo Tanger Jardim (PSL), ainda falou da revisão do Plano Diretor, o que tratou como “maior investimento em planejamento urbano da história” e das Parcerias Público-Privadas (PPP) e concessões para obras na cidade. “Temos a PPP de iluminação, com o projeto de 103 mil lâmpadas LED em toda a cidade, os relógios de rua, placas com nomes das rua, o auditório Araújo Vianna, o Mercado Público e os abrigos de ônibus com câmeras de segurança”, citou, lembrando, ainda, de investimentos de mais de R$ 2 bilhões em saneamento e estudo, em parceria com a Caixa Econômica Federal, sobre melhorias em drenagem.

“Acredito que vamos nos recuperar do ponto de vista sanitário, social e econômico muito mais rápido do que outras cidades do mesmo porte. Sei que ainda tem muito a fazer, mas quando olho para os resultados, com números em todas as áreas, que chegam a ser assustadores de tão positivos do que foi feito, fico com a consciência tranquila. Evidente que queria ter feito mais, mas quando comparo os últimos 12 anos vejo que em 4 anos fizemos muito em quase todas as áreas, como as estruturais, que constróem o futuro. E tenho muita vontade de seguir fazendo, por meus valores e princípios como ser humano”, finalizou.

Além de Marchezan, a entidade já se reuniu com os candidatos Sebastião Melo (MDB), Gustavo Paim (PP), Valter Nagelstein (PSD), José Fortunati (PTB) e Manuela d’Ávila (PCdoB).