17/01/19

Comitiva do Sindha leva pautas do setor para Secretaria do Turismo do RS

Nesta quarta-feira (16), uma comitiva do Sindha - Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região levou pautas do setor e apresentou o trabalho da entidade ao novo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Dirceu Franciscon. A reunião ocorreu no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) e marcou o primeiro encontro do Sindicato com a equipe que passa a comandar a pasta no governo Eduardo Leite.

“Ao longo de 76 anos, sempre fomos um Sindicato proativo, que raramente pede algo e contribui com soluções, não somente com discurso”, antecipou o presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky. Entre as pautas discutidas, a entidade destacou os projetos colocados em prática em prol do turismo nos últimos anos, entre viagens e missões internacionais - levando os atrativos do RS para as feiras do exterior, com um investimento aproximado de 300 mil dólares -, além de doações para setores da segurança pública e financiamento de estudo para o projeto do Centro de Convenções.

“Queremos construir um estado diferente e, para isso, entendemos a importância do Sindha em participar disso, com todo o seu grau de conhecimento, para que o Rio Grande do Sul seja cada vez mais atrativo, que os turistas venham e permaneçam por aqui. Tenho prioridade total para o turismo, turista gera riqueza”, afirmou o secretário.

“Nosso sonho é que essa visão de profissionalismo do turismo, colocada em prática nos últimos anos, se mantenha. Se tivéssemos uma demanda de imediato, seria a mesma de quatro anos atrás: um diretor de turismo capacitado para assumir a área”, apontou Chmelnitsky sobre a preocupação do setor de que o cargo seja ocupado por um nome altamente qualificado. Franciscon afirmou que o quadro hoje existente deve permanecer. “Ainda, pretendemos colocar mais profissionais na área, ampliando os serviços de turismo”, completou.

O presidente do Sindicato de Hotéis de Porto Alegre (SHPOA), Carlos Henrique Schmidt, também presente na reunião, usou de uma máxima para englobar as demandas de Porto Alegre: “uma cidade só é boa para o turista se for boa para o cidadão que mora nela”. “Nossa parceria é um reforço ao Estado como um todo, divulgando Porto Alegre e também a Região Metropolitana. Queremos estar juntos e ficamos à disposição”, garantiu.

A fiscalização e atualização de profissionais que atuam como guias turísticos no Estado e a presença de representantes da Secretaria em feiras internacionais relevantes para o turismo foram ainda alguns dos projetos tratados durante o encontro, que também contou com a presença da assessora jurídica do Sindha, Clarissa Longoni, e do assessor político da entidade, Armando Burd.