27/01/16

Como abrir um negócio com pouco investimento

Abrir um negócio com pouco investimento definitivamente não é uma tarefa fácil. Porém, com um bom planejamento e objetivos certeiros, é mais que possível, sim, montar um novo empreendimento e não só manter suas portas abertas como fazê-lo prosperar ao evitar boa parte dos riscos inerentes ao negócio. Assim, se o desejo de abrir um negócio só vem crescendo, mas você conta com pouco investimento e não sabe nem por onde começar, talvez seja a hora de pesquisar e se planejar.
Verifique a validade da sua ideia
Antes de mais nada, você precisa saber se sua ideia é realmente válida, pesando prós, contras e viabilidade, para saber se vale mesmo a pena investir no conceito. Mas atenção: para isso não adianta simplesmente perguntar a opinião de amigos e parentes, porque eles obviamente tendem a ser parciais e farão de tudo para ajudá-lo nesse começo de caminhada. Desse modo, a melhor maneira de saber de verdade se sua proposta é viável ou não é procurar outros empreendedores, de preferência que tenham mais experiência, ou até mesmo clientes em potencial.
Procure um mentor
Supondo aqui que você comprovou que sua ideia é mesmo válida, passe para a busca por um mentor. O auxílio desse profissional é importantíssimo como suporte no princípio da jornada empreendedora para que você tenha alguém que dê feedbacks relevantes e faça críticas construtivas, evitando tropeçar e gerar mais gastos desnecessariamente. E se esse mentor atuar na mesma área da futura empresa será ainda mais produtivo!
Conheça seu público
Definir seu público-alvo e elaborar estratégias para atraí-lo é simplesmente essencial. Saber quem são seus clientes e como chegar até eles é um passo primordial rumo ao sucesso do negócio. Então observe bem mais de perto seus primeiros clientes, que servirão como referência para a avaliação sobre a necessidade de mudanças, buscando sempre superar as expectativas dos consumidores e melhorar o rendimento do negócio sem necessariamente investir mais do que pode.
Otimize a busca de clientes e funcionários
Para montar um negócio com pouco investimento, adote formas mais econômicas de atrair clientes em vez de buscar grandes estratégias de marketing logo de cara. Você provavelmente gastará um tempinho a mais nessa missão, mas é melhor do que perder uma grande quantia de investimento porque não conseguiu atingir seu objetivo, não acha? Também é importante não ter tanta pressa para contratar funcionários para trabalharem em tempo integral. Que tal contratar funcionários temporários e terceirizar algumas funções?
Conte com um sócio
Já que montar um negócio com pouco investimento é, por natureza, extremamente difícil, contar com um suporte que encare a mesma maré com você pode ser uma solução. Por isso, o ideal é que o empreendedor procure por um sócio que demonstre interesse real pelo serviço ou produto do novo negócio para, assim, ter com quem dividir tarefas e, quem sabe, até ajudar com o capital a ser investido!

Com planejamento, uma boa ideia e bastante organização, é mais que viável ser bem-sucedido na empreitada da abertura de um negócio com pouco investimento! E aí, já sabe os primeiros passos de como abrir um negócio com pouco investimento?

Fonte: ContaAzul