11/05/16

Como aumentar a produtividade de uma equipe enxuta?

Em toda área de atuação, sempre existem maneiras de se trabalhar de forma mais produtiva. Isso vale para qualquer negócio, independentemente do seu tamanho. Uma equipe enxuta não necessariamente precisa ser menos eficiente.

Aliás, com o devido planejamento estratégico e as ferramentas certas, ela pode ser até mais produtiva do que em uma grande empresa.

Trabalhar de um jeito inteligente é essencial para qualquer negócio. Isso significa utilizar os os recursos disponíveis de forma eficiente para maximizar a qualidade dos seus resultados e entregas. Para gestores e líderes de pequenas equipes, há a oportunidade de sempre buscar formas melhores de se trabalhar: com o avanço da tecnologia, existem todos os dias novas formas de realizar suas atividades com mais produtividade.

Confira, a seguir, algumas dicas de como aumentar a produtividade de uma equipe enxuta:

Otimize seus processos
O gestor responsável precisa estar sempre por dentro de todos os processos conduzidos pela sua equipe. Isso significa ter completo conhecimento de tudo o que é feito e como.
A melhor forma de fazer isso é considerar todas as tarefas realizadas diariamente e procurar redundâncias e perdas de tempo que possam se acumular e comprometer a produtividade do conjunto. Também vale a pena conversar com os membros da equipe para que eles possam apontar quais etapas do trabalho demoram mais e podem ser otimizadas. Depois, parta para a busca por maneiras alternativas de trabalhar.

Organize seus documentos
Dependendo da área de atuação da sua empresa, pode ser que você lide diariamente com documentos variados, como textos e imagens. Como são partes necessárias do trabalho, esses arquivos precisam estar bem acessíveis e organizados, fáceis de achar!
Isso vale tanto para materiais físicos como arquivos de computador. Nesse último caso, é válido considerar a criação de backups frequentes ou trabalhar com tudo na nuvem, a grande tendência das empresas no brasil hoje, ao trabalhar na nuvem você garante que perdas e falhas no hardware da empresa não impliquem na perda de arquivos e isso influencia diretamente no aumento da produtividade das equipes.

Saiba delegar
Um gestor deve ter competência para saber dar o devido rumo para cada tarefa. Não é nem um pouco produtivo acumular diversas pendências para si até que os prazos vençam. Leve em consideração as capacidades e os cargos de cada um dos seus funcionários e delegue as tarefas de acordo com esses critérios. Com todos trabalhando nas demandas certas de forma organizada, é possível atingir um novo nível de produtividade, mesmo se tratando de uma equipe enxuta.

Use um sistema de CRM
Uma equipe é tão boa quanto a plataforma que utiliza para gerar negócios. Um sistema de CRM é responsável por organizar todas as informações importantes sobre clientes e proporcionar acesso facilitado a tudo isso. Para o profissional, é uma oportunidade de fazer contatos muito mais estratégicos e personalizados, o que faz toda a diferença na hora de acertar uma venda ou conquistar a fidelidade de um cliente.
O Salesforce é a principal referência de CRM em todo o mundo: quem sabe ele não pode ser o que faltava na sua equipe?

Melhore suas plataformas
A sua empresa usa um servidor de e-mail que vive saindo do ar? Você só consegue trabalhar se estiver no escritório? Muitos problemas para receber e enviar e-mail? Todos esses problemas podem ser resolvidos de um jeito que se acomoda perfeitamente à realidade de uma equipe ou empresa pequena. Trata-se plataformas baseadas em computação na nuvem, que vem aprimorando resultados de equipes em todo o mundo, um exemplo seria o Google Apps for Business.
A suíte de aplicativos traz os principais produtos do Google — Gmail, Drive, Hangouts, Agenda, entre outros — para o ambiente corporativo, de um jeito que fica possível aumentar a produtividade de todos.

Foque na solução
É muito fácil organizar uma reunião para sinalizar diversos problemas que possam estar ocorrendo, no entanto, trabalhar de forma mais produtiva significa mudar esse foco e se concentrar na solução deles.
Faça um exercício constante de sempre propor uma solução em vez de focar somente o problema em questão. Se toda a sua equipe passar a pensar dessa forma, o tempo de reação a esses acontecimentos vai diminuir consideravelmente.

Agora você já sabe como aumentar a produtividade de uma equipe enxuta. O trabalho eficiente beneficia não só equipes pequenas como grandes empresas. Reserve um tempo do seu dia para analisar cuidadosamente a forma como a sua equipe trabalha, quais as ferramentas utilizadas e a integração entre elas e otimize os processos seguindo essas dicas.