23/05/20

Confira a coluna do presidente do Sindha, "Responsabilidade dobrada na reabertura", na ZH deste final de semana

A retomada da gastronomia na Capital gaúcha se iniciou nesta semana e este é o momento de analisarmos a caminhada até aqui. O dia 20 de maio é, normalmente, apenas mais um dia do ano. Porém, em 2020, ele marca o retorno, após grandes esforços, das atividades de restaurantes depois do período de fechamento em função do coronavírus. O 20 de maio fica marcado para empresários e empreendedores de Porto Alegre não apenas como o "dia da reabertura", mas como o dia da reinvenção. Do renascimento.

No início do isolamento social, logo na paralisação dos serviços, o setor restauranteiro sentiu. Foi atingido em cheio, sabíamos que seria um golpe muito duro. Houve reações difusas para lugares diferentes – alguns ficaram impacientes e desesperados, e aqui entende-se toda a ansiedade de um empreendedor de mãos atadas. Porém, desde o início sabíamos que o momento exigiria resiliência e união para sobrevivermos. As saídas para manter os negócios funcionando, como delivery, por exemplo, foram paliativas para diminuir impactos, e as trocas de informações deram início à nossa transformação, aos processos de adaptação.

Protocolos de operação foram construídos de maneira técnica para buscar o retorno com segurança. A retomada é uma vitória, fruto de muito trabalho, diálogo e construção para que fosse possível isso tudo acontecer evitando riscos. Mas a realidade em que vivemos é diferente de antes. Por isso, a retomada é uma vitória, e o renascimento, um desafio. O mundo que conhecemos está adaptado para sobrevivermos à pandemia e a volta não será como foi no passado. Não sejamos utópicos, as coisas mudaram.

O retorno é parcial e ainda estamos atuando no combate ao vírus. A resiliência dos empresários será ainda mais importante. A reconstrução dos setores terá de ser gradual. A retomada traz otimismo, mas tal otimismo clama por sensibilidade e calma. Estamos todos juntos por um só objetivo: renascer. Com uma nova mentalidade, novos propósitos de negócios e trabalhando a confiança dos consumidores. Renascer exige maturidade, envolvimento com o tempo presente e senso crítico. Cuidemos uns dos outros para redescobrirmos o prazer da experiência e o poder do "viver" social. Ainda que a distância, mas com muito sabor. Sabor de volta para casa.