15/03/17

Conheça a Etiene Johannsen, homenageada na ação especial do Mês da Mulher Sindha

A professora universitária de gastronomia, Etiene Meyer Johannsen, é a segunda homenageada do Sindha na ação do Mês da Mulher.

Com 28 anos de experiência, Ety é uma professora muito querida pelos alunos de gastronomia do Centro de Qualificação do Sindicato.

Confira como foi nossa entrevista:

Como entrou na profissão? Por influência da minha mãe, que sempre amou cozinhar, cresci vendo ela trabalhar em restaurantes. Assim tive oportunidade de seguir o caminho dela, desta forma entrei na área da gastronomia e sou muito feliz com essa decisão.

Um marco na sua carreira? Ter a grande oportunidade de estudar e estagiar em Paris e desta forma vivenciar culturas diferentes das nossas.

Projeto que orgulha de ter participado? Projeto de capacitação das merendeiras das escolas públicas de Caxias do Sul, pois foi um lindo projeto, onde pude desenvolver conceitos de alimentação funcional em conjunto com a Secretaria Municipal da Educação (SMED) da Cidade.

Para você quais são os desafios para as mulheres neste setor?  O grande desafio é fazer com que o mercado gastronômico quebre tabus e veja essa mãe, esposa e profissional da área da restauração, como uma excelente chefe de cozinha.

Como você vê o mercado para as mulheres? Ainda bastante fechado, pois há uma resistência cultural, quando se trata do estereótipo que a mulher nasceu para ser esposa e criar filhos, mas a passos de tartaruga as coisas vêm mudando.

Que conselho você daria para as mulheres  que estão começando?  O importante ao iniciar na área: Ser resiliente, pois na gastronomia é fundamental que todos os profissionais se entreguem, ter paciência para entender conceitos, técnicas e principalmente para trabalhar com as diversidades que as áreas impõem, mas vale muito a pena: " Faça o melhor que puder. Seja o melhor que puder. O resultado virá na mesma proporção de seu esforço"