17/03/17

Conheça a história do St. Patrick's Day

O St. Patrick’s Day, ou dia de São Patrício, é comemorado no dia 17 de março em diversos lugares ao redor do mundo. Neste dia, muitos vestem-se de verde e vão aos seus “pubs” favoritos comemorar a data. Mas poucos sabem a razão dessa comemoração.

St. Patrick nasceu na Inglaterra perto do final do século IV. Aos 16 anos foi sequestrado e levado à Irlanda por um grupo de irlandeses que atacavam as terras de sua família. Na Irlanda, ele viveu isolado e dedicou-se à religião, tornando-se um cristão devoto. Ficou conhecido, e tornou-se o santo patrono da Irlanda, incorporando crenças e costumes ao cristianismo, e assim, converteu mais facilmente os irlandeses a religião.

Inicialmente, era uma festa religiosa que, aos poucos, tornou-se o fenômeno global que é hoje. Na Irlanda, até os anos 70, a lei exigia que os “pubs” fossem fechados no dia 17. Foi a partir de 1995 que o governo da Irlanda resolveu fazer uma campanha nacional para usar o dia de São Patrício para atrair turistas e movimentar a economia.

No Brasil, a festa começou tímida e hoje já marca o calendário de bares e restaurantes com a realização de ações e eventos especiais e, assim, geram movimento e receita para o setor. Em Porto Alegre diversos estabelecimentos aproveitarão essa oportunidade de negócio com celebrações pelo dia do padroeiro irlandês, nesta sexta-feira (17). Casas noturnas, bares, restaurantes e até eventos gratuitos, realizados em via pública, a céu aberto, estão entre as atrações espalhadas por várias partes da cidade.