13/12/16

Cozinha de aluguel ajuda pequenas marcas a abandonar o fogão doméstico

Oficina da Mesa, aberta há três meses na Pompeia, oferece cozinha profissional equipada em aluguel por hora (a partir de R$ 50), com foco em microempreendedores de alimentação.

Forno combinado, masseira, freezer, forno turbo (para panificação e confeitaria), seladora a vácuo, câmara de fermentação, panelas, fogão industrial, resfriador de água e mais uma montoeira de outros equipamentos e utensílios numa mesma cozinha profissional a ser alugada por hora na Pompeia.

Pensando numa nova geração de cozinheiros empreendedores, que começaram a fazer receitas na cozinha da própria casa, a Oficina da Mesa foi aberta há cerca de três meses, depois que o gestor de negócios Edgard Aires e a publicitária Jussara Ferreira, sua mulher, participaram de uma incubação na Escola de Negócios do Sebrae.

A ideia da empresa surgiu muito antes disso, no entanto, quando Edgard montou uma fábrica de pães entre 2011 e 2012, mas usava o espaço só duas vezes por semana. Precisava compartilhá-la. Parte dos equipamentos que ele adquiriu no passado estão hoje no sobrado em que se instalaram, onde também herdaram máquinas e bancadas da antiga cozinha de um food truck que funcionava ali.

Além de alugar a cozinha equipada e dentro dos padrões exigidos por lei, Edgard e Jussara também dão assessoria para seus clientes, em geral microempreendedores, por conta do conhecimento que adquiriram sobre o mercado e da rede de contatos que fizeram.

“A nossa ideia é fazer a articulação entre eles. A gente quer ligar a cadeia”, diz Jussara, enumerando os profissionais que são contatados pela Oficina da Mesa e podem, em conjunto e por preços mais baixos, ajudar os empreendedores do local, como engenheiro de alimentos, nutricionista e contador. “Queremos ser uma incubadora de negócios de alimentação. Porque para o cliente o buraco é muito mais embaixo que só a infra-estrutura.”

Para isso, a Oficina da Mesa também tem o intuito de funcionar como um “pool” de compras: podendo unificar as compras de ingredientes para os cozinheiros, as negociações com fornecedores podem render preços mais baixos para todos.

Leia a matéria completa.