03/10/17

Cultura do Rio Grande do Sul em destaque na Espanha

Evento Rio Grande do Sul na Europa ocorreu em Madri e apresentou o melhor do Estado para um público interessado e curioso.

Um Brasil diferente. Foi o que os madrilenos puderam conhecer do Estado gaúcho durante os três dias do evento Rio Grande do Sul na Europa. A cultura, tradição e o melhor que o Estado ao extremo sul do Brasil pode oferecer a quem o visita foram apresentados a um público interessado e curioso. A iniciativa partiu de uma parceria do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha) com a Fundación Cultural Brasil Europa (FCBE), e do apoio técnico do Governo Estadual.

“Queríamos muito fazer um evento que promovesse esse estado que, na nossa opinião, é um dos mais belos e interessantes estados do Brasil. Mostrar aos espanhóis que o Rio Grande do Sul possui um turismo de qualidade com uma cultura rica, assim como sua história. Acredito que conseguimos passar um pouco disso tudo”, avalia a Presidente da FCBE, Luciana Brito.

“Esta foi a primeira experiência e foi extremamente gratificante. Trazer a cultura e a tradição do Rio Grande do Sul para Espanha é realmente um trabalho muito digno. A nossa cultura é muito especial. Apesar de sermos um Sindicato que tem na sua base oito municípios, além de Porto Alegre, entendemos que é preciso olhar para o Rio Grande do Sul como um todo. Foi um belo trabalho”, destacou o Presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky.

Ao todo foram oito conferências abordando os mais diversos temas que envolvem o turismo do RS. O escritor Luiz Coronel estava entre os palestrantes do evento e traçou uma narrativa poética sobre o Brasil múltiplo com ênfase no Rio Grande do Sul e em seus encantos turísticos. Além de apresentar a rica cultura literária que o Estado oferece. O Professor universitário e Mestre em Desenvolvimento, José Roberto de Oliveira, mostrou toda a beleza da Região das Missões e semelhança com a cultura espanhola que o local possui.

Já o sommelier do Instituto Brasileiro do Vinho - IBRAVIN, Maurício Rollof, trouxe dados sobre a produção do vinho e espumante brasileiro. Segundo ele, o Rio Grande do Sul detém 85% da fabricação da bebida. No país, há cerca de 80 mil hectares com uvas e metade disso, aproximadamente 40 mil, encontra-se no Estado. Rollof ainda falou das oportunidades do enoturismo gaúcho. Só na Serra, principal região produtora de vinho, cerca de 500 mil pessoas passam por lá ao ano. Isso fez com que as cidades locais apostassem no turismo com eventos de esportes e a Avaliação Nacional de Vinhos, além de oferecer a oportunidade aos turistas de acompanharem todo o processo de produção do vinho de perto.

O ecoturismo e o turismo de aventura que o Estado oferece também tiveram um espaço no evento. O empresário Cristian Krummenauer apresentou ao público os roteiros de rafting e escaladas para quem gosta de se aventurar tanto na água, quanto na terra. Já o Proprietário e Diretor do Gramado Zoo, Adenilton Marcos Souza Gomes, falou sobre a fauna gaúcha e das paisagens espetaculares que a região dos Cânions proporciona aos turistas.

O turismo da Capital teve seu espaço com o advogado e um dos mais renomados Guia de Turismo Receptivo, José Valmir da Costa. Com paixão e brilho no olhar, o palestrante transmitiu todo charme e beleza que Porto Alegre possui, sempre frisando que a cidade é a porta de entrada para todos os demais pontos turísticos do Rio Grande do Sul.

O evento ocorreu no Teatro Casa de Vacas, Parque do Retiro, em Madri. A Espanha é um dos países europeus que mais movimenta turistas, o que a coloca em um patamar de grande centro turístico e geradora de novos negócios. Estiveram presentes o Presidente do Sindicato de Hotéis de Porto Alegre (SHPOA), Carlos Henrique Schmidt, o Secretário de Turismo, Esporte, Lazer e Cultura do RS, Victor Hugo, e o Diretor de Turismo do RS, Abdon Barretto Filho.