06/07/16

Curso Intensivo de Vinhos vai movimentar o inverno da capital gaúcha

Ainda que nem todos concordem o inverno tem suas virtudes. Duas delas, quase indiscutíveis, são a gastronomia e a enocultura típicas da estação. É nos dias mais frios que massas, sopas e, é claro, os vinhos, apetecem e geram assunto. Pensando nisso o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e a Associação Brasileira de Sommelier RS promovem, a 2ª turma do Curso Intensivo de Vinhos.

Especialmente formatado para leigos em busca de formação ou iniciantes que desejam ampliar seus conhecimentos sobre o assunto, o curso é o mais abrangente e completo de introdução ao mundo do vinho.

As aulas começam dia 18 de Julho, e continuam durante todas as segundas feiras até o dia 15 de agosto, das 18h às 21h45min e devem abordar os principais tópicos relacionados à degustação e apreciação de vinhos - de sua história e importância social ao serviço do vinho em casa ou nos restaurantes. Serão apresentadas também questões como a importância da viticultura para a qualidade do vinho, o processo de vinificação de brancos, tintos e espumantes, a relação entre vinho e saúde, os cuidados na guarda e armazenamento dos vinhos e ainda os fundamentos da harmonização entre vinho e comida.

Em todas as aulas serão degustados vinhos, de diferentes tipos e origem, para ilustrar de forma prática os pontos mais importantes abordados. Da mesma forma, a aula dedicada à enogastronomia será acompanhada por exemplos de harmonização de vinhos e comida.

Os conteúdos das aulas incluem princípios de degustação de vinhos, uso das taças, aspectos históricos, importância social, uvas viníferas, relação preço-qualidade, fatores que influenciam a decisão de compra e o serviço do vinho.

O curso é presencial, em ambiente de aprendizagem convencional. As aulas serão ministradas por profissionais da ABS-RS, com grande experiência nacional e internacional na análise, degustação e serviço de vinhos e muitos anos de prática didática.

O investimento é de R$790 (à vista) ou R$ 990,00 em até 12x para sócios do SINDHA e de R$ 990,00 (à vista) ou R$ 1.190,00 em até 12x, para o público em geral.

Confira o depoimento do ex-aluno do Curso Intensivo de Vinhos, oferecido pelo Centro de ‪#‎QualificaçãoSindha‬ em parceria com ABS - RS.

De acordo com Rodrigo Martini, Garçom do restaurante Baumbach, o curso é muito bom, completo, explicativo e claro.
“Foram utilizados termos simples para tratar de assuntos complexos. Inclusive já indiquei para os meus colegas de trabalho”, salienta Rodrigo.

18 de julho a 15 de agosto, das 18h às 21h45 no Sindha.

As inscrições podem ser feitas aqui