23/03/16

Desemprego chega a 8,2% em fevereiro, a maior taxa para o mês desde 2009

Segundo o IBGE, índice de desocupação havia ficado em 5,8% no segundo mês do ano passado.A taxa de desemprego no Brasil atingiu 8,2% em fevereiro, segundo números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira. O índice é o maior para o mês desde 2009, quando chegou a 8,5%.

Conforme a pesquisa, a taxa de desocupação teve alta de 0,6 ponto percentual ante janeiro (7,6%). Em fevereiro do ano passado, o índice ficou em 5,8%.

Já na comparação com todos os meses, a marca de 8,2% da última Pesquisa Mensal de Emprego (PME)  representa o maior nível desde maio de 2009, quando a taxa foi de 8,8%.
De acordo com o IBGE, o rendimento médio real dos trabalhadores registrou queda de 1,5% em fevereiro (R$ 2.227,50) ante janeiro (R$ 2.262,51), além de redução de 7,5% na comparação com fevereiro de 2015 (R$ 2.407,53).

O levantamento envolveu as regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre. De acordo com o IBGE, a taxa de desocupação subiu na capital paulista (de 8,1% para 9,3%) e ficou estável nos demais locais na comparação com janeiro deste ano.

Por outro lado, frente a fevereiro de 2015, houve crescimento do índice em todas as regiões. Em Porto Alegre, a taxa avançou de 4,7% para 6,4% no mês passado.

Ocupados

A massa de renda real habitual dos ocupados no país somou R$ 50,8 bilhões em fevereiro, baixa de 3,4% em relação a janeiro, informou o IBGE. Na comparação com fevereiro de 2015, diminuiu 11,2%.

Já a massa de renda real efetiva dos ocupados totalizou R$ 51,3 bilhões em janeiro, queda de 21,5% em relação a dezembro de 2015. Na comparação com janeiro de 2015, houve redução de 11,4%.

Fonte: Zero Hora