29/09/21

Dia Mundial do Turismo: Sindha Experience fala sobre o turismo e a cultura regional gaúcha

O Sindha - Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região e o BRDE - Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul realizaram nesta segunda-feira, 27 de setembro, uma nova edição do projeto Sindha Experience, que aborda os desafios e inovações empresariais, falando diretamente com os empreendedores gaúchos. Com foco em ações de fomento ao setor hoteleiro, especialmente para o pós-pandemia, o bate-papo destacou a valorização e o resgate à tradição e história gaúcha como um dos pontos indispensáveis para a retomada do turismo no estado.

Para o encontro online, que aconteceu no Dia Mundial do Turismo, o presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky, e a diretora-presidente do BRDE, Leany Lemos, receberam a vice-presidente de Cultura do MTG e vice-presidente da Comissão Gaúcha de Folclore, Renata de Cássia Pletz, e o artista, ex-secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer do Rio Grande do Sul, Victor Hugo.

A diretora-presidente do BRDE, Leany Lemos, iniciou falando sobre a grande oportunidade que o evento tem de promover uma reflexão sobre os caminhos que o setor turístico está trilhando, em um ambiente muito respeitoso para a troca de ideias e experiências. “O desenvolvimento e a inovação fazem parte do nosso passado e do nosso futuro. E uma das inovações importantes em relação ao crédito no BRDE é uma entrada cada vez maior do setor turístico, podendo promover apoio a negócios de diversos tamanhos, para que a gente possa aumentar o potencial a ser explorado na nossa região”, explicou.

Segundo Renata Pletz, falar sobre esta possibilidade da tradição ser uma fomentadora do turismo se faz muito necessária neste momento. “Temos que mostrar o que o gaúcho tem para o resto do Brasil. A nossa cultura se dá a partir do galpão, do fogo de chão e talvez seja por isso que nós a conduzimos para um patamar mais baixo. Mas por ela ser tão simples e estar em voga a questão da efetividade, que nós temos tudo e mais um pouco para fazer da nossa cultura regional algo muito forte desta cadeia produtiva que também é o turismo”, afirma.

De acordo com Victor Hugo é preciso investir no fluxo, em qual é a oferta turística, desde o produto, a paisagem, a hospedagem, o meio de transporte e até em como fazer o turista esticar a sua estadia. “Uma das coisas que eu acredito muito é oferta continuada. Uma oferta de autenticidade e um bom patamar de custo. Falta em Porto Alegre atrativos artísticos culturais. Outra coisa que agrega é a possibilidade de unir a oferta com a comida ou bebida dentro do imaginário do gaúcho. Falar dos contos gauchesco, obras de grandes artistas gaúchos”, ponderou o artista.

Para o presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky, o movimento tradicional gaúcho não tem fronteiras e essa é uma referência muito importante para uma cultura com raízes muito fortes na valorização da história. “Eu enxergo no turismo Rio-Grandense, calcado nessa relação da tradição, políticas públicas e privadas que propiciem a valorização cada vez maior destes movimentos. Pois eles não sobrevirem gratuitamente e são indispensáveis para a retomada do nosso turismo no estado”. Segundo Chmelnitsky, é preciso ter constância, unir movimentos e trabalhar mais para resgatar a autoestima e o prazer de curtir a cultura gaúcha não só na Semana Farroupilha. E lançou o desafio: “precisamos trabalhar aquilo que deveria estar dentro nós, o orgulho Rio-Grandense, o orgulho da nossa história”.

O encontro online se encerrou com a apresentação artística de Victor Hugo cantando a música Gaúchinha Bem-querer. O Sindha Experience, que iniciou no mês de maio e segue até dezembro, conta com um evento online por mês, sempre com personalidades que dominam os assuntos compartilhando experiências e levando insights para inspirar o público, que pode acompanhar tudo ao vivo pelas redes sociais do Sindha.