18/07/18

Em reunião com cantineiros, Sindha orienta e incentiva inovação no mix de produtos nas escolas

Buscar alternativas frente aos possíveis obstáculos. Este foi o objetivo da reunião com cantineiros promovida pelo Sindha – Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região, na manhã deste sábado, 14 de julho. Com o auditório lotado por cantineiros, nutricionistas e fornecedores de alimentos, o diretor de Projetos e Educação da entidade, Ricardo Zanona, conduziu o encontro que possibilitou aos profissionais amplo acesso às informações acerca do Projeto de Lei (PL) 23/2016, recentemente aprovado na Assembleia Legislativa do RS e que proíbe a comercialização de determinados produtos nas cantinas de escolas públicas e privadas, baseado na promoção da alimentação saudável.

Além da consultoria sobre as mudanças, a reunião se propôs à inovação através da coletividade: novas possibilidades foram avaliadas em conjunto pelos participantes, por meio das propostas práticas da entidade. "A união faz a força e juntos podemos chegar a resultados satisfatórios e buscar adequações reais frente à essa situação", destacou Zanona.

A Dra. Clarissa Palma Longoni, assessora jurídica do Sindha, deu início à rodada de orientações, revisitando a Lei Municipal já existente, o atual Projeto e as alternativas possíveis. “Temos lutado para evitar que esta seja uma Lei extremamente proibitiva, já que temos uma legislação municipal que, por sua vez, é orientativa e isso é ótimo. Temos que resolver essa situação de forma que perdure, adequar a ponto que satisfaça o interesse de todos”, sugeriu.

Em seguida, as nutricionistas Sabrina Bartz e Maria Cristina Furtado da Silva expuseram o panorama nutricional. Ao destacar os conteúdos trabalhados nos cursos promovidos pelo Sindha, Maria Cristina apresentou dados da saúde infantil, lembrando que "a alimentação saudável envolve um processo mais complexo do que apenas proibir, é um trabalho coletivo, com mudança da dinâmica familiar, planejamento e ações preventivas". Alternativas como a oferta de duas variedades de fruta in natura, inteira ou pedaços, ou em forma de suco também foram abordadas pela profissional.

Como resultado do encontro, Ricardo Zanona sugeriu a atividade prática prevista pela entidade e direcionada ao público-alvo da discussão: os estudantes. "Nossa sugestão é realizar pesquisas de mercado e, com esse levantamento de informações, chegarmos a pistas do que pode ser implementado. É importante ver oportunidades diante das barreiras", explicou.

Os cantineiros formaram grupos de inovação e trabalharam na troca de ideias a partir de categorias como inteligência de produtos - para o desenvolvimento de novas opções saudáveis no mix das cantinas - e a própria aplicação da pesquisa de campo. As ações estão sendo executadas e as deliberações serão entregues no dia 1º de agosto. O próximo encontro está previsto para o dia 11 de agosto, a partir das 8h, também no Sindha.