21/04/20

Empresários da gastronomia se reúnem com prefeito da capital para tratar da reabertura do setor

Com a intenção de analisar o cenário de futuro para a gastronomia, o Sindha - Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região reuniu cerca de 15 empresários do setor em uma videoconferência com o prefeito de Porto Alegre Nelson Marchezan Júnior. Na oportunidade, os proprietários de bares, restaurantes e cafeterias levaram suas realidades, impactos e possibilidades para a retomada das atividades ao gestor municipal.

“Estamos vivendo algo que é inédito e não é culpa de alguém. Mas é inédito e pontual, assim como devem ser as respostas. Trata-se de um momento em que perdas ocorrerão, inclusive para o município e para o Estado. Tanto por isso o governo federal poderia apoiar os setores de maneira mais eficiente do que tem feito, uma vez que já estamos beirando quase 4 mil demissões no setor, o que é bem preocupante. Temos que achar uma fórmula de, gradualmente, começarmos essa movimentação de retorno, avaliando e avançando, pois esperar o cenário ideal pode ser tempo demais”, alertou o presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky.

O prefeito, além de ouvir atentamente o empresariado que fez rodadas de exposições sobre cada negócio, apresentou o calendário do Coronavírus na cidade, com índices de casos e impactos nos serviços. “Acreditamos ter tomado a decisão certa e no momento certo, incluindo a parcela de erros que uma decisão assertiva pode ter. É preciso acreditar que há uma contaminação e que se propaga em contato com pessoas, e esse isolamento tem um efeito muito grande em termos de percentual, ele faz a diferença”, explicou, enquanto antecipou uma “projeção de vida mais restrita nas relações entre pessoas e em lugares com aglomeração.

Na reunião virtual, o presidente do Sindha ainda mencionou o Comitê de Crise do Governo do RS, do qual a entidade faz parte. “Estamos realizando um estudo que apresentará indicadores e sugestões de protocolos para o reinício das atividades. Este material será entregue no dia 24 de abril. É claro que não podemos nos iludir com a reabertura. É preciso ter os pés no chão, não teremos o mesmo quadro de funcionários de antes e o mundo está mudando. Foram gerados novos hábitos, além dos impactos na renda. Mas gostaríamos que fosse estruturada uma abertura gradativa, começar um processo que possa ir aumentando”, finalizou Chmelnitsky, que alinhou com o prefeito a realização de novas e frequentes videoconferências entre Prefeitura e o setor da gastronomia para a colaboração da iniciativa privada nas decisões do poder municipal.