15/03/17

Encontro reúne vereadores da capital gaúcha e representantes do setor de alimentação e hospedagem

Objetivo é aproximação com a nova legislatura da Câmara municipal para discussão de projetos de lei que impactam setor

Apresentação de projetos de leis como o que tentou proibir saleiro sobre as mesas de bares e restaurantes de Porto Alegre, entre outros que trazem impacto para o setor de hospedagem e alimentação sem que sejam discutidos com os representantes da categoria são recorrentes na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Para evitar que esse tipo de lei tramite, sem o devido debate, que o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (Sindha) reuniu, no início da noite da última terça-feira (14), boa parte dos vereadores da cidade em um encontro na sede da entidade.

Nunca pleiteamos favores e vantagens. Queremos apenas estar nas comissões e discussões sobre os assuntos que legislam sobre o nosso setor para não sermos pegos de surpresa com leis que impactam a categoria. Queremos construir projetos que beneficiem a sociedade como um todo”, disse o presidente do Sindicato, Henry Chmelnitsky. A iniciativa também é uma forma de aproximação com a nova legislatura da Câmara de Vereadores, que assumiu em janeiro.

À frente de uma entidade que representa cerca de 100 mil empregos, Chmelnitsky pediu ainda especial empenho nas questões que tratam sobre o incentivo ao turismo. “Queremos sensibilizá-los sobre a importância dessa indústria para geração de emprego, renda e incremento na economia. Neste sentido, a Frente do Turismo é uma iniciativa importante”.

Representando o presidente da Câmara, o vereador Valter Nagelstein reforçou não ter dúvidas sobre a importância do turismo, especialmente por já ter trabalhado na área e ter visto de perto os benefícios desse setor para o avanço de uma cidade. “Sabemos do nosso papel de estimular toda a cadeia produtiva e há bastante por fazer para desburocratizar a cidade. Vamos ajudar nessa engrenagem”, afirmou.