06/05/16

eSocial: Curso prepara empresários para o futuro

O eSocial, novo sistema de envio de informações trabalhistas e previdenciárias aos órgãos do Governo Federal tem gerado dúvidas e falta de entendimento sobre o assunto entre os empresários. Diante disso, a Gerencial Auditoria e Consultoria tem promovido palestras em diversas cidades, e nos próximos dias 12 e 13, estará no Centro de Qualificação Sindha, na capital, para falar sobre este novo sistema.

O curso "Departamento Pessoal e a preparação para o eSocial - Aspectos práticos" será na Rua Dr. Barros Cassal, 180.

O eSocial é um sistema que está sendo criado para o recebimento eletrônico de dados trabalhistas e previdenciários dos trabalhadores com o objetivo de tornar mais transparente a relação entre empregados e empregadores, além de eliminar informações redundantes e processos burocráticos.

De acordo com Ângelo Mori Machado, contador e diretor da Gerencial Auditoria e Consultoria, os benefícios deste sistema visam melhorar a qualidade da informação que hoje é reportada pelas empresas aos diferentes órgãos como Receita Federal, INSS, Caixa Econômica Federal e Ministério do Trabalho. "Porém, como o eSocial é muito novo e a maioria dos empresários tem dúvidas, nosso objetivo é apontar as principais características deste sistema, bem como chamar atenção para as penalidades previstas caso ocorra o descumprimento ou falha no envio das informações", frisa.

Para o economista e fundador da Gerencial Auditoria e Consultoria, José Luiz Amaral Machado, toda essa nova forma de trabalhar quebra paradigmas anteriores. "Pela nossa experiência sabemos que as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) são as que terão mais dificuldades de enquadramento ao novo estilo de trabalho. Primeiro, pela cultura do nosso empresário em focar muito mais na operação e, segundo, por não ter muita simpatia com a burocracia e aspectos legais, "explica.

O Economista alerta aos empresários que será impossível tomar as medidas cabíveis sozinho e diz que é fundamental conferir se o serviço contábil contratado está preparado para essa enorme elevação de exigência, caso contrário, 'certamente vai parar no colo do empresário o ônus em função do trabalho não ter sido feito com o padrão profissional que é exigido'. - Fique atento ao que está acontecendo em sua retaguarda contábil, fiscal e de obrigações previdenciárias, pois certamente a responsabilidade e o ônus é seu! Não é mais possível o empresário focar-se somente na operação leve em consideração o que anda acontecendo na retaguarda de sua empresa. – orienta o economista.

Ângelo Mori diz que a auditoria nos procedimentos das rotinas do Departamento Pessoal deixa de ser contratada apenas para certificação de dados e valores e passa também a ser vista como ferramenta de apoio diário ao aperfeiçoamento cultural e profissional das empresas.

Saiba mais sobre o CURSO Departamento Pessoal e a preparação para o eSocial - Aspectos práticos

Fonte: Gerencial