20/12/18

“Fazer diferente é o que o Sindha faz com o turismo do Estado”, diz Sartori em homenagem

“Existem homenagens que são das mais fáceis de realizar, como essa direcionada a vocês, pessoas que deram uma atenção para o turismo como ninguém havia dado. O governador entendeu a importância que o setor tem para o desenvolvimento do Estado”.

Foi assim que o presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky, deu início à homenagem realizada pela entidade ao Governo do Estado. Pelo trabalho desenvolvido, foram condecorados com placa de homenagem o atual governador José Ivo Sartori, o secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo Alves da Silva, e o diretor de Turismo, Abdon Barretto Filho. A solenidade ocorreu nesta terça-feira (18), na sede da entidade.

Chmelnitsky destacou a ética de Sartori e o crescimento turístico no Estado. “O Rio Grande do Sul ficou muito acima da média nacional do turismo, mesmo com toda a crise, resultado do trabalho de um governo que se importa com isso. Este é o único governador que está sendo homenageado por toda a população, uma unanimidade, sem envolvimento com corrupção, uma pessoa simples.

O Sindha se sente extremamente gratificado em homenagear estes parceiros”, afirmou o presidente, ressaltando a atuação proativa de Victor Hugo e Abdon Barretto Filho. O presidente do SHPOA - Sindicato de Hotéis de Porto Alegre, Carlos Henrique Schmidt, ainda enfatizou a resiliência do PMDB e dos caxienses à frente do governo estadual. “Foi um governo que me trouxe muitas alegrias e esperamos que o sucessor faça, pelo menos, 80% do que o senhor fez”.

O secretário Victor Hugo e o diretor Abdon traçaram um balanço positivo da gestão. “Saio maior do que entrei, agregando a linguagem do trade [turístico] e o compromisso com ele.

O Sindha nos apoiou, puxou orelhas e apontou caminhos”, avaliou Victor Hugo. “Provei que neste Estado temos pessoas muito competentes que podem dar suas contribuições e mostrar que é preciso respeito e consideração ao turismo”, completou Abdon.

Sartori falou da construção de um relacionamento com o setor que vai além das situações momentâneas. “Vocês criaram condições para que o turismo, a cultura, o esporte e o lazer pudessem acontecer. A humildade, a tolerância e a participação do Sindha garantiram na gastronomia e hotelaria uma nova cultura que está se popularizando de modernização nos processos”, afirmou.

O governador ainda alertou sobre a valorização do capital humano gaúcho para o desenvolvimento econômico e a necessidade de discutir a recessão, encerrando com apelo à construção coletiva para buscar mudanças, além de lembranças sobre as missões internacionais realizadas junto ao Sindicato. “Aqui as pessoas trabalham, acreditam e não se desesperam quando enfrentam alguma situação. Por todo o país, onde tem uma família de gaúchos, tem produção. Lembro, ainda, que nesse processo político recente ninguém discutiu o retrocesso econômico e nós passamos por esse desafio durante quatro anos. Me interessa estar junto das pessoas e fazer as coisas serem diferentes, e ser diferente foi o que o Sindha fez com o turismo do Estado, uma área em que é preciso cultivar as coisas simples, mas também trabalhar com gente que entende a grandeza do setor. Vocês plantaram conosco uma semente de mostrar o Estado para fora e é preciso ter coragem para isso. Ter iniciativa é fazer as coisas andarem para frente, e o Rio Grande do Sul tem vez e pode ser melhor”, finalizou.