27/02/21

Porto Alegre e região devem seguir os protocolos da bandeira preta

Ontem à noite foi publicado o Decreto nº 55.771/2021 que suspendeu temporariamente a cogestão, onde as regiões tinham autonomia de apresentarem protocolos para seguirem a bandeira imediatamente anterior à prevista no modelo de distanciamento controlado do RS. Sendo assim, do dia 27/02 a 07/03, deveremos adotar integralmente os protocolos da bandeira em vigor, que no momento é a preta.

A bandeira preta abrange as regiões de agrupamento de Porto Alegre, Canoas e Novo Hamburgo, onde se encontram todas as cidades base do nosso Sindicato: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Gravataí, Esteio, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Viamão. As modificações passam a valer no próximo sábado.

Alimentação:

- Na bandeira preta não há a possibilidade de atendimento presencial nos estabelecimentos do ramo da alimentação, apenas nas modalidades de tele-entrega (delivery) e take away (pegue e leve);

- As operações de restaurantes dentro de centros comerciais e shopping centers podem continuar funcionando nas modalidades de tele-entrega (delivery) e take away (pegue e leve);

- O número de trabalhadores em cada estabelecimento está restrito a 25% do quadro de empregados;

- Não há limitação de horário para a tele-entrega (delivery),

- O take away (pegue e leve) fica limitado até as 20h.

Hospedagem:

- Os hotéis devem operar com 30% de ocupação dos quartos;

- Manter as áreas comuns (espreguiçadeiras, brinquedos infantis, área de piscinas e águas, saunas, academias, quadras etc.) fechadas;

- Os eventos estão vedados nesse momento;

- O serviço de café da manhã e demais refeições deverão ser servidas no quarto dos hóspedes.

O Sindha continua alertando veementemente sobre a necessidade de seguirmos todas as regras dos protocolos de higiene e distanciamento.

Estamos à disposição para mais informações e esclarecimentos.

Dra. Noreen Cavalheiro Rivoire – Assessora Jurídica.