09/10/24

I Encontro de Negócios de Alimentos e Bebidas e Turismo conecta restaurantes e hotéis a produtores gaúchos

Iniciativa inédita do Sebrae RS contou com apoio do SINDHA e Abrasel

O auditório do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (SINDHA) reuniu pela primeira vez nesta terça-feira, 9 de outubro, empresários do setor de hospedagem e alimentação e a iniciativa Produtores Gaúchos Unidos para fomentar negócios na área de gastronomia. A iniciativa do Sebrae, por meio do programa Agentes de Mercado Move+, contou com apoio do SINDHA e Abrasel.

No encontro, que praticamente lotou o auditório do SINDHA, houve apresentação de produtos locais como vinhos, espumantes, chás e azeites, entre outros, todos integrantes da plataforma www.produtoresgauchosunidos.com. Os produtores tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos, com pitches de vendas para potenciais compradores da gastronomia.

Painelista do evento, a idealizadora do movimento Produtores Gaúchos Unidos, Aline Barilli, destacou a importância da feira de negócios. “Tivemos um bate-papo muito bom, conectando produtores e a gastronomia. A plataforma otimiza muito o tempo dos compradores, que em um só ambiente conseguem encontrar fornecedores e fazer toda operação de compra de uma forma muito simples, ganhando em produtividade.”

Presidente da Abrasel e também vice-presidente do SINDHA, Maria Fernanda Tartoni destacou o quanto esses eventos são necessários, por valorizar ainda mais o potencial do produtor gaúcho. Ainda que hoje estejamos em um mundo de alta tecnologia, com acesso facilitado, Fernanda destaca o quanto ainda é difícil para os restaurantes encontrarem os pequenos produtores. “Esse tipo de evento conecta as duas pontas da cadeia, demonstrando que por mais que tenhamos tudo ao alcance ainda precisamos quem faça boas conexões.”

Anfitrião do encontro, o diretor do SINDHA Nelson Ramalho acredita que a parceria entre as quatro entidades foi um sucesso total. “Não poderia ter sido melhor do que foi. A iniciativa está de parabéns, pois conseguimos justamente o que é o papel do SINDHA, aproximar nossos associados e representados dos produtores, trocando informações, tendências, processos e criando caminhos e ferramentas para alavancar os negócios e fomentar o setor.”

A mediadora do painel, que teve como tema Oportunidades de Negócios e Sinergia no Setor de Alimentos e Bebidas, Jociane Ongaratto, analista de competitividade setorial do Sebrae, destacou o quanto a participação dos empresários neste tipo de evento possibilita as mudanças necessárias, provenientes do conhecimento, da interação entre empresas e da troca de informações. “Precisamos colocar à disposição das empresas que operam na gastronomia quem são os produtores locais que estão operando forte no Estado.”

Saiba mais

Surgida após as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre, a www.produtoresgauchosunidos.com já possui mais de 245 produtores cadastrados, com vendas para todo o Brasil. Conta com uma curadoria com seleção e acompanhamento dos produtos desde o pedido até o envio, garantindo qualidade e confiabilidade. O acesso, tanto para novos produtores de alimentos e bebidas como para chefs de cozinha, restaurantes, empórios e comércios se dá exclusivamente pela internet e é gratuito. Você pode conferir novidades dos produtores também pelo Instagram @produtoresgauchosunidos.

Associa-se! Mais informações contate o SINDHA pelo WhatsApp (51) 99444-2489.

Assessoria de imprensa Sindha