12/06/24

LANÇADO INSTITUTO RSNASCE, RECONSTRUINDO A FORÇA GAÚCHA

Foi lançado oficialmente nesta quarta-feira o Instituto RSNasce, iniciativa integrada das empresas de turismo e eventos para fazer renascer o setor no Rio Grande do Sul. O evento aconteceu no Auditório Araújo Viana, símbolo dos grandes espetáculos musicais da Capital gaúcha. Participaram do lançamento a vice-presidente do Sindha Fernanda Tartoni, o diretor Nelson Ramalho, e os diretores da SHPOA Alexandre Gehlen e Roberto Snel, além da gerente executiva Rosecler Heineck. O Sindha e SHPOA integram as bolsas de entidades gaúchas que apoiam o Instituto.

O RSNasce pretende atuar nos próximos três anos na captação de recursos privados para o turismo e eventos do Estado. O período foi definido como sendo o que sofrerá o maior impacto das enchentes que assolaram nosso território, empresas e vidas.

Como uma das grandes reivindicações do RSNasce está a retomada urgente da operação no Aeroporto Internacional Salgado Filho, bem como a necessidade de haver outro aeroporto internacional no Estado.

Foi destacada a importância do segmento, que gera mais de R$ 45 bilhões para a economia estadual, tendo sido o RS o segundo estado que mais recebeu visitantes estrangeiros em 2023.

Presente ao encontro, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, destacou o quanto a prefeitura é parceira da iniciativa e quanto serão necessários investimentos em obras a médio e longo prazo para a retomada do Estado. “Este setor é o de maior transversalidade, estamos juntos nessa governança”, destacou.

Um dos idealizadores do RSNasce, Márcio Callage afirmou que em breve será lançado o filme do Instituto. Porém, reforçou, mais do que o Instituto, todos os gaúchos precisam divulgar e ampliar este momento, que tem o potencial de ser lembrado para sempre, revelando o amor pelo Estado, pelas pessoas. "Que possamos manter nossa bandeira e nos engajar de forma autêntica, cada um de nós, para que as empresas de todo o Brasil percebam nossos valores, o quanto vale fazer um evento, uma convenção, aqui no Estado."

No mesmo sentido, o secretário estadual de Turismo, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, afirmou que estão garantidos eventos como Expointer, Semana Farroupilha, além de comemorações alusivas aos 200 anos da Imigração Alemã e Oktoberfests. "Vendemos com a União um calendário de eventos até o final de 2023 e precisamos compreender que turismo e eventos terão que andar lado a lado a partir de agora, é preciso convergir."

As ações do Instituto RSNasce podem ser acompanhadas no Instagram, no perfil @rsnasce.