08/06/21

Levantamento do Sindha aponta otimismo da gastronomia com Dia dos Namorados

Ainda passando por um longo e intenso período de recuperação, o setor da gastronomia vê o Dia dos Namorados com boa expectativa de movimentação. É o que indica um levantamento feito pelo Sindha - Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região, que consultou 28 estabelecimentos da Capital Gaúcha e Região Metropolitana, entre restaurantes, bares, lancherias e cafeterias. A pesquisa revela que 42,9% dos empresários têm expectativa de que seja alto o movimento no dia 12 de junho - respeitando o limite de ocupação e demais protocolos vigentes.

Para o presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky, essa é uma data importante para o setor, especialmente quando há o investimento em ações especiais. “A gastronomia é um setor rico e diverso. Com a chegada do Dia dos Namorados, esperamos ter um bom retorno do público, já que ações são pensadas exclusivamente para essa data, como cardápios especiais, experiências, ambientações e outras alternativas. Nossos estabelecimentos seguem comprometidos com os protocolos de segurança e sábado não será diferente. Os apaixonados poderão celebrar seu amor com a confiança dos ambientes seguros da gastronomia”, diz.

O levantamento também mostra a expectativa no crescimento das vendas para o setor. Para 84% dos estabelecimentos, a perspectiva é de que haja aumento nas vendas. Desses, 52% esperam vendas acima de 25%, comparado ao ano passado. Apenas 15% dos entrevistados não têm expectativa de crescimento para o Dia dos Namorados.

Também foi questionado aos estabelecimentos do setor sobre ações especiais para a data. 64,3% deles afirmaram que realizarão ações especiais voltadas ao Dia dos Namorados, como sobremesa especial, música ao vivo, decoração especial, mimos, jantar especial à luz de velas, além de cestas de jantar românticos para levar e menu especial para delivery e take away.

A pesquisa também adiantou a expectativa de crescimento nos negócios no segundo semestre de 2021: 50% dos empresários responderam ter perspectiva de crescimento, enquanto 35,7% apontaram estabilidade e 14,3% afirmam que deve ocorrer uma retração no setor gastronômico.