25/05/18

Maquininha de cartão

O que você precisa observar na hora de escolher a melhor opção para o seu negócio.

Domicílio bancário

Como algumas máquinas são administradas por bancos, verifique com quais opções ele trabalha. Quando máquina e estabelecimento possuem o mesmo domicílio bancário, as condições de taxas, pagamentos, aluguel e abrangência tendem a ser melhores.

Taxas

Variam de acordo com o tipo de compra, bandeira, instituição financeira e volume de venda. Em empresas de serviços, as taxas variam de:

• Débito - 0,80% a 2,5%
  • Crédito - 1,2% a 2,5%
  • Parcelamento - 1,5% a 3,5%
  • Vouchers e cartões alimentação/refeição - 3,5% a 8%

Depósitos

Cada bandeira de cartão possui dias diferentes de pagamento ao banco. O estabelecimento receberá do domicílio bancário os valores agrupados, que podem ser pagos em datas diferentes: vendas a crédito, vendas a débito e vendas por meio de vouchers e cartões alimentação/refeição.

Controle financeiro

É importante estar ciente de que, ao aceitar cartões, o estabelecimento fica vulnerável a cobranças por parte dos bancos. Por esse motivo, mantenha um controle rígido de toda a movimentação financeira, por meio de notas fiscais, comprovantes de venda e relatórios de fechamentos disponíveis nas maquininhas de cartões.

OPERADORAS: As mais conhecidas no País são: Cielo, Rede, Vero, Getnet, Payleven, Izettle, Mercado Pago e PagSeguro.

CONEXÃO: Para utilizá-las, é preciso ter uma linha telefônica disponível ou uma boa conexão à internet.

TECNOLOGIA: Podem ser conectadas ao telefone, computador ou chip de celular. Há também a opção mobile, conectada ao celular.

AQUISIÇÃO: Existem diferentes formas para adquirir a maquininha: compra ou aluguel por tempo específico.

Achou interessante o assunto? O conteúdo faz parte da H+A Revista do Sindha, edição nº 5. Clique aqui e leia a versão digital da revista.