20/02/24

MOVIMENTO ATUALIZA SIMPLES NACIONAL GANHA REFORÇOS DO SEBRAE DE SANTA CATARINA E SINDILOJAS E CDL DE CRICIÚMA

O Movimento Atualiza Simples Nacional ganhou mais três reforços importantes, todos do Estado de Santa Catarina. Em reunião com o vice-presidente do SINDHA, Sandro Zanette, e o economista Gustavo Moraes, autor do estudo que indica a necessidade urgente de atualização da tabela do Simples Nacional, ingressaram no movimento o Sebrae catarinense e Sindilojas e Câmara de Dirigentes Lojistas de Criciúma, representados pelos presidentes Renato Campos Carvalho (Sebrae e Sindilojas) e André Luiz Santiago (CDL).

Com o ingresso das três entidades empresariais, realizado neste dia 20 de fevereiro, o Movimento Atualiza Simples Nacional chega a 38 instituições participantes, representativas de milhões de empresários brasileiros de diferentes setores optantes pelo regime tributário.

Na reunião, além de atualizar sobre o status do movimento, que foi retomado com mais intensidade agora em fevereiro, com a volta do recesso parlamentar no Congresso Nacional, os novos integrantes tomaram conhecimento de dados altamente relevantes, apontados pelo estudo da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Confira:

1. a) A revisão representaria, segundo o estudo da PUCRS, uma injeção de R$ 77 bilhões no setor produtivo e a criação de 650 mil empregos, principalmente concentrados na escolaridade “médio completo”, na faixa de 30 a 39 anos, o que significaria um incremento de até 6%nos empregos formais nas empresas optantes pelo Simples Nacional;
  2. b) Sem atualização desde 2018, cálculos deste mesmo levantamento mostram que, com base no IGP-DI, a defasagem da tabela já atinge 75,81%. Atualização do Simples Nacional.