05/02/16

Sindha lança campanha de prevenção contra o Aedes Egypti para bares, restaurantes e hoteis.

"PARA NÃO ACEITAR, TEM QUE SE INFORMAR!" é a nova campanha do SINDHA contra a proliferação do mosquito responsável pela transmissão de doenças como Dengue, Febre Chikungunya e Zika Virus que atinge todos os setores. A campanha está sendo divulgada e distribuída para todos os associados do Sindicato com objetivo de auxiliá-los na precaução contra as enfermidades.
Pensando na saúde pública, o SINDHA, Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região, desenvolveu uma campanha de prevenção contra a proliferação do mosquito Aedes Egypti, focada nos bares, restaurantes e hotéis.

“As empresas, juntamente, com todos os funcionários precisam ficar atentos e trabalhar para diminuir as chances do alastramento do mosquito”, diz Henry Chmelnitsky.

Na campanha, o SINDHA aponta quais são as principais formas de evitar a proliferação das doenças, como o cuidado atento ao lixo; aos toneis e depósitos de água; às caixas d’água, calhas e lajes; e às plantas e jardins. Incluídas nas medidas preventivas estão, por exemplo, cuidar para não deixar água acumulada, encher de areia os pratinhos das plantas, descartar o lixo somente em local apropriado e colocar o lixo em sacos plásticos.

“Se as pessoas se informarem sobre essas doenças e sobre formas de evitá-las, poderão agir individualmente para impedir que o mosquito Aedes Egypti se prolifere aqui em Porto Alegre”, diz Chmelnitsky .

Dengue, Febre e Chikungunya e Zica Virus são doenças transmitidas pelo mesmo mosquito, o Aedes Aegypti. Uma questão de saúde pública que afeta diretamente a nossa categoria. Pensando nisso, lançamos uma campanha de prevenção para as empresas do nosso setor.

AEDES AEGYPTI: Para não aceitar tem que se informar.

Como prevenir?

LIXO

• Deixar as garrafas sempre viradas.
• Colocar o lixo em sacos plásticos.
• Fechar a lixeira.
• Descartar apenas em locais apropriados.
• Manter fora do alcance de animais.
• Jogar fora objetos que acumulam água: embalagens, potes, latas, copos e garrafas.

PLANTAS E JARDINS

• Encher de areia os pratinhos das plantas.
• Lavar o pratinho uma vez por semana com escova, água e sabão.
• Trocar a água das plantas aquáticas e lavar o vaso uma vez por semana.

CAIXAS D’ÁGUA, CALHAS E LAJES

• Cuidar para não deixar a água acumular na laje.
• Remover folhas, galhos e tudo que entope as calhas.
• Manter a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada.

TONÉIS E DEPÓSITOS DE ÁGUA

• Manter bem tampados.
• Cuidar os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes e baldes.
• Lavar por dentro semanalmente com escova e sabão tudo que sirva de depósito de água.

Ao perceber estes sintomas, procure um médico:

Dengue

Febre alta (39°C - 40°C) de início repentino e duração de até 48h, associada ou não com dores de cabeça, musculares e na barriga, náuseas, dificuldade para ingerir líquidos, sinais de desmaio e presença de manchas vermelhas no corpo.
Tratamento: Não existe remédio contra a Dengue, a recomendação é repouso e ingestão de líquido.

Chikungunya

Dor intensa nas articulações de pés e mãos, febre repentina acima de 39°C, dor de cabeça, dor nos músculos e manchas vermelhas na pele.
Tratamento: Repouso e ingestão de líquido. Não é recomendado usar o AAS (Ácido Acetil Salicílico) devido ao risco de hemorragia.

Zika

Febre baixa, manchas vermelhas na pele, vermelhidão nos olhos, conjuntivite e dor de cabeça.
Tratamento: Repouso, ingestão de líquidos e remédios sem AAS para aliviar os sintomas.

Faça o download das peças da campanha e divulgue no seu estabelecimento:

icone-pdf Flyer
icone-pdfCartaz