18/07/16

Nelson Marchezan Jr., pré-candidato à prefeitura, participa de encontro com entidades do varejo da Capital

A próxima rodada de debates será com a ex-deputada Luciana Genro (Psol), em 25 de julho. O segundo café da manhã com os pré-candidatos à prefeitura da Capital, promovido pela CDL Porto Alegre, Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (Sindha), Sindicato de Hotéis de Porto Alegre (SHPOA) e Sindilojas Porto Alegre, foi realizado na manhã desta segunda-feira (18), no Hotel Plaza São Rafael. Neste encontro, o convidado foi Nelson Marchezan Jr. (PSDB/RS), que recebeu na ocasião um caderno com propostas das entidades.

Líderes de setores de comércio, serviços, bares e turismo apresentaram sugestões de pautas em prol de suas categorias ao atual deputado federal. “Fazemos esta aproximação para que possamos achar soluções a itens que se tornaram um entrave ou uma necessidade latente para que possamos evoluir. Além disso, queremos contribuir na construção de nomes para representantes em cargos prioritários”, introduziu o presidente da CDL POA, Alcides Debus.

Entre os assuntos abordados, Debus mencionou a criação de um Centro de Convenções para trazer eventos de grande porte para a cidade. Sobre o tema, Marchezan acredita que parcerias com setores privados possam viabilizar a construção de uma área voltada para eventos. A mesma solução poderia ser aplicada para que o projeto do Cais Mauá seja efetivado: “Todos os 78 quilômetros da orla do Guaíba são muito pouco aproveitados pela população. Para avançar nesta questão, podemos convocar empreendedores a participarem”, destacou o pré-candidato.

A parceira entre instituições foi usada pelo presidente do Sindha, Henry Starosta Chmelnitsky, como exemplo da importância da união para fortalecer pautas comuns entre os diversos setores da economia. “Há dois anos, Sindha, CDL POA e Sindilojas Porto Alegre, estão trabalhando juntos com o intuito de contribuir para a cidade. É assim que pensamos em construir a política”, ressaltou.

Ações para combate do comércio informal foi um dos tópicos levantados. Na condição de presidente da Frente Parlamentar mista em Defesa da Propriedade Intelectual e de Combate à Pirataria, Marchezan afirmou que é preciso organização, planejamento de retirada e proibição da atuação destes ambulantes.

O presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, perguntou como o pré-candidato pretende lidar com o corporativismo nas secretarias municipais. Na avaliação do político, este é um dos seus maiores desafios, pois “o período eleitoral foi reduzido e isso dificultou a apresentação de novos nomes. Mas a forma de eu fazer isso é com boas coligações, para que eu possa ter mais tempo de me apresentar”. O mesmo raciocínio deve ser usado em uma futura gestão.

No quesito Segurança Pública, Marchezan acredita que o enfretamento do crime passa pela inteligência e pela tecnologia. “Nossos pardais são utilizados apenas para arrecadar, quando poderiam acompanhar os roteiros dos veículos”, analisa. Além disso, aposta também na implantação de câmeras de vídeo-monitoramento e na interligação dos equipamentos público e privados para a captação de imagens que ajudem a coibir ações ilegais.

A favor da melhoria do transporte público individual, o pré-candidato defende a qualificação dos táxis e a legitimação do Uber na Capital. “Se eu discar oito números, posso locar um carro com motorista, mas se eu chamar por um aplicativo não pode. Acredito que, com o auxílio da iniciativa privada, possamos melhorar o serviço dos nossos táxis.”

A primeira edição da rodada de debates, realizada no dia 7 de junho, contou com a presença do atual vice-prefeito da capital, Sebastião Melo, e a próxima ocorrerá no dia 25 de julho, com a ex-deputada Luciana Genro. Ao longo dos próximos meses, as entidades receberão outros pré-candidatos para debater assuntos de interesse das categorias, como a construção de um Centro de Convenções, a importância da retomada de iniciativas focadas na Segurança Pública e ações que contribuam para o desenvolvimento do turismo, varejo e economia.