17/01/08

2008 começou com muita atividade no SindPOA

Empresários assistiram a palestra sobre os TEF´S

A movimentação nos primeiros dias de 2008 no Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre mostra que a entidade terá uma atividade intensa neste ano. “Várias frentes foram abertas, principalmente através do Planejamento Estratégico do Turismo da capital e a idéia é manter o ritmo forte”, afirmou o presidente da entidade, Daniel Antoniolli.

O ano começou com a participação da diretoria na posse do presidente da Câmara Municipal, Sebastião Melo. Em seguida, ocorreu o primeiro encontro com a Receita Estadual quando o presidente, acompanhado de diretores do SindPOA retomou a discussão sobre o convenio que devolve a categoria a redução em 40% da base do calculo do ICMS, benefício perdido com a chegada do supersimples. Também foi realizada uma reunião com o presidente e o secretário da Frente Parlamentar do Turismo de Porto Alegre, vereador João Carlos Nedel e vereador Adeli Sell, para tratar das primeiras ações em parceria no âmbito do Planejamento Estratégico do Turismo da capital. Ainda nessa primeira quinzena de janeiro, foi promovida uma reunião do Comitê Setorial de Turismo do PGQP, que é coordenado pelo SindPOA e um encontro de trabalho com a presidente do DETRAN/RS, Estella Maris Simon. A reunião tratou da parceria entre a instituição pública e o Sindicato na campanha de combate ao uso de bebidas alcoólicas por motoristas. Serão distribuídos cartazes e folders educativos junto aos bares e restaurantes da capital alertando sobre o problema. “ Estaremos sempre engajados em campanhas preventivas contra o álcool, principalmente pelo consumo por menores de idade e essa parceria com o Governo do Estado deverá ser permanente e produtiva”, ressaltou o presidente Antoniolli após o encontro ocorrido no dia 14/1 último na sede do DETRAN/RS.

A área de qualificação, que atendeu mais de 1600 trabalhadores do setor em 2007 ( 44% acima do ano anterior), também começou as suas atividades cedo neste ano, através da realização, no dia 15/1, de uma palestra sobre as "Obrigações Legais e Tributárias para o Setor de Gastronomia e Hotelaria”, com a presença de 40 profissionais do ramo. A pauta principal foi a obrigatoriedade do uso dos terminais eletrônicos fiscais (TEFs). Igualmente foi promovida uma reunião com os consultores do SENAI que participam do Programa de Alimentação Saudável (PAS) e com os técnicos do SEBRAE/RS para tratar da continuidade do projeto do Pólo Gastronômico de Porto Alegre que em 2007 atendeu 41 micro e pequenas empresas em sua primeira etapa.Ainda nesta quinzena aconteceu a primeira reunião de diretoria do ano, com balanço de atividades. Entre os destaques positivos a taxa de ocupação da rede hoteleira da capital gaúcha em 2007 que foi 4,06% superior a verificada em 2006, nos 24 hotéis que integram o Programa da Realidade Hoteleira (PRH), coordenado pelo Sindpoa. Pela medição, mais da metade (50,4%) dos 6.513 leitos colocados à disposição na rede foram ocupados durante o ano.