06/05/13

37ª Reunião dos Sindicatos patronais do Estado - Pauta tratou do acompanhamento de projetos de interesse da categoria

Foi realizada, no dia 30 de abril, na sede do Sindpoa, a 37º Reunião dos Sindicatos Patronais da Hotelaria e Gastronomia do Rio Grande do Sul. Atualmente, doze entidades integram esse sistema no Estado, sendo que a reunião tornou-se uma tradição na categoria.

- É uma oportunidade para tratarmos de assuntos relevantes para o setor e compor uma estratégia unificada - frisou o presidente do Sindpoa, José De Jesus Santos.

O assunto que ocupou a agenda na tarde de trabalho foi a legislação, como o acompanhamento dos projetos e das audiências públicas, em âmbito estadual e federal, sobre a proteção de incêndio, por exemplo.

- O trauma vivido pela sociedade brasileira a partir do incêndio ocorrido em Santa Maria motivou as Casas Legislativas – destacou o presidente.

São 22 os projetos em andamento que tratam de alterações da legislação: três no âmbito Estadual, 14 na Câmara Federal e cinco no Senado.

O fechamento da Convenção coletiva de Trabalho de 2013, com os índices e as tratativas realizadas com o setor laboral, em Porto Alegre e São Leopoldo, também foram tema da reunião.
Igualmente foi debatido o andamento da ADIN, proposta pela Confederação Nacional do Comércio, sobre a realidade do salário mínimo regional e as taxas consideradas abusivas das empresas dos tíquetes refeição.

- A ideia é retomar o trabalho nacional contrário a essas práticas  das empresas de tíquetes - disse De Jesus.

O ECAD e os adicionais sobre a insalubridade no ramo da hotelaria também foram debatidos.

O próximo encontro será realizado no mês de agosto, tendo como sede o sindicato de Caxias do Sul. As entidades que integram esse sistema são: Santa Maria, Santo Ângelo, Uruguaiana, Garibaldi, Novo Hamburgo, Erechim, Passo Fundo, Caxias do Sul, Região das Hortênsias, Litoral Norte, Porto Alegre e Pelotas.