23/12/12

Alimentação fora do lar pede desoneração

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), representada pelo presidente do Sindhobar Brasília, Clayton Machado, e pela coordenadora de projetos da FBHA, Camila Beraldo, reuniu-se no dia 20 de dezembro, com o secretário executivo do Ministério do Turismo (MTur), Valdir Moysés Simão, para pedir formalmente a inclusão do setor de alimentação fora do lar no Plano Brasil Maior.

Desde que o setor conquistou a inclusão da hotelaria no Plano Brasil Maior, a desoneração do segmento de alimentação vem sendo uma bandeira defendida pela FBHA com vigor.

A ação é conjunta com a Associação Brasileira de Franquias (ABF - Alimentação), a Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

A partir do encontro, as entidades estão elaborando ofício com a demanda, que já havia sido encaminhada ao Ministério da Fazenda, para ser entregue ao MTur, junto com dados solicitados pelo próprio Ministério, como faturamento do setor, número de empregados e de estabelecimentos, quantificação das empresas enquadradas no Simples e impactos dessa desoneração na economia.

O objetivo do empresariado do segmento – que tem um milhão de empresas presentes em todos os municípios brasileiros – é substituir o recolhimento de 20% da contribuição previdenciária mensal sobre a folha de pagamento e contribuir com 1% do faturamento bruto da empresa.

- A alimentação é um dos maiores geradores de emprego no país e ainda tem muito potencial para se desenvolver. Não pode ficar de fora do pacote de benefícios - destacou Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.