23/07/13

Alunos do curso de sushiman fazem demonstração a empresários

Foto: Roberto Caruso/Divulgação PMPA
O 1°Curso de Sushiman, promovido pela Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego (SMTE), teve apresentação do trabalho dos alunos a empresários da área gastronômica, na tarde desta terça-feira, 23, no Espaço Gourmet Blue Ville. o Secretário Pompeo de Mattos e seu adjunto Marcelo Chiodo recepcionaram os representantes do Dado Bier, Carolina Hellher; Rafael Rohden, do Sashiburi, e Raquel Dell, do Gendai, bem como a Vinícius Andrade, representante do Sindicato Patronal de Hotelaria e Gastronomia (Sindpoa).

Pompeo de Mattos destacou a importância de qualificação e o interesse do grupo que se forma na próxima segunda-feira, 30: “Porto Alegre é uma das capitais com maior índice de pessoas empregadas, mas ainda temos muito a fazer, porque, se temos muitas vagas para empregos, também temos muita gente desempregada .Isso ocorre porque falta qualificação. Cerca de 500 pessoas procuram o Sine Municipal por dia, mas a oferta não fecha com a procura”.

O curso gratuito de qualificação profissional  tem 80 horas e está em realização desde 1° de julho. A SMTE oferece aulas teóricas e práticas, material didático e lanches incluídos. As aulas são ministradas à tarde, sempre das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira., pelo professor Rui Kiryama. Em parceria com o Blue Ville, Kiryama já preparou mais de 400 profissionais, dos quais 50 são hoje empreendedores. “Um curso desses, ministrado por particulares, não custaria menos de R$ 600”, afirmou o secretário adjunto da SMTE, Marcelo Chiodo. “O objetivo é gerar renda para as pessoas, seja como empregado ou empreendedor, com possibilidade de abrir novas frentes de trabalho, com as linhas de crédito disponíveis”, enfatizou.

O sushiman é o profissional que prepara sushi, sashimi e outros pratos tradicionais da culinária japonesa. Ministrado pela Aplicare Cursos, tem a participação da nutricionista Helena Gorziza e da consultora empresarial Letícia Liechavicius. A apresentação aos empresários foi acompanhada pelos técnicos da SMTE Diego Souza, Georgia Volkmer e Rafael Vianna.

Fonte: PMPA
Texto de: Gladis Ybarra